Melhores ferramentas para monitoramento de servidores

Graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, qualquer empresa pode ter uma ampla estrutura de servidores à disposição para atender as suas demandas crescentes. Até mesmo pequenos e médios negócios podem depender do armazenamento de dados na nuvem, processamento de informações ou hospedagem de um sistema que rode na web e que precisa estar disponível 100% do tempo.

Nesses casos, é preciso sempre recorrer a ferramentas que ajudem no monitoramento desses servidores, entendendo como está o desempenho e disponibilidade deles. Para a sorte de desenvolvedores e analistas de infraestrutura – os principais responsáveis por ficar de olho nos servidores – existe uma ampla variedade de softwares para esse fim.

A seguir, separamos uma lista com as melhores ferramentas para monitoramento de servidores. Se você trabalha com desenvolvimento back-end ou com infraestrutura, essa seleção pode dar uma luz caso esteja procurando formas de monitorar os recursos disponíveis em sua estrutura de rede.

Baixe o guia completo sobre

Back end

O que é um software de monitoramento de servidores?

O processo de monitoramento de servidores é uma tarefa que se resume em verificar e avaliar a disponibilidade e recursos usados por essas máquinas. É nesse momento que os softwares entram em cena, ajudando a recuperar esses dados e apresentá-los de modo a ajudar o desenvolvedor ou analista a entender qual é a situação e tomar as medidas necessárias.

Mas o que é monitorado por esses softwares?

duas pessoas trabalhando
Monitorar os recursos dos servidores pode ajudar a economizar custos. I Freepik

Melhores ferramentas para monitoramento de servidores

Embora existam muitos softwares com o propósito de monitorar servidores, cada um deles possui um foco e abordagem diferente. Veja a seguir!

Sematext Monitoring

Esse serviço é conhecido por sua capacidade aprofundada de monitorar servidores, aplicações e tarefas específicas dentro de cada instância. O Sematext é um software baseado em nuvem que traz dados em tempo real e os exibe em uma interface amigável e totalmente customizável.

Além disso, o Sematext oferece análise de falhas e dependências para a descoberta de problemas de conectividade nos servidores. O serviço oferece um período de testes de 14 dias e tem suporte a uma ampla variedade de plataformas.

SolarWinds – Server and Application Monitor

A capacidade surpreendente de monitorar até 1.200 aplicações através de uma rede é o que surpreende nessa ferramenta. O Server and Application Monitor, da SolarWinds, oferece uma ampla variedade de relatórios de desempenho e possui a funcionalidade útil de disparar alertas caso picos de uso sejam detectados.

O dashboard da ferramenta oferece certo nível de customização, pode ser facilmente instalado em máquinas mais simples e disponibiliza um período de testes de 30 dias.

Nagios XI

O Nagios XI é um software focado em grandes empresas, mas que oferece uma série de funcionalidades que podem ser aproveitadas por pequenos negócios. O seu principal recurso é o de acompanhamento de métricas em tempo real, como uso da largura de banda e consumo de memória/armazenamento.

A possibilidade de configurar alertas e expandir de forma emergencial as necessidades de hardware é o que torna esse um excelente software de monitoramento de servidores.

Datadog

O foco do Datadog é exatamente pequenas e médias empresas que estão instalando uma estrutura de servidores e precisam ficar de olho nos recursos para controlar os custos. A interface do programa é bastante amigável e disponibiliza algumas personalizações.

Mas o principal destaque é a facilidade de instalação e o preço, já que essa é uma das ferramentas de monitoramento de servidores mais baratas do mercado.

imagem que ilustra uma rede de computadores e servidores
Esses são alguns softwares que ajudam a monitorar servidores. I Freepik

Aprenda mais sobre!

Para aqueles que querem se aprofundar no monitoramento de servidores e desenvolvimento back-end, o Instituto Infnet – referência na formação tecnológica no Brasil – oferece os melhores cursos nessa área. Essas formações estão disponíveis para todos os níveis de instrução, desde alunos formados, pós-graduados ou aqueles que buscam apenas um curso livre para especialização. 

Conheça nossos cursos!

Baixe o guia completo sobre

Back end