Como criar um Banco de Dados no Excel

Com o aumento no volume de dados e a necessidade deles para a tomada de decisão, saber como armazená-los e acessá-los de forma fácil e rápida é essencial, e nesse artigo você aprenderá como criar um banco de dados no Excel.

Um software simples, prático e muito conhecido no mercado por sua versatilidade e poder de personalização, o Excel é uma ferramenta muito utilizada para armazenamento e visualização de dados mais simples.

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Prós e Contras de usar o Excel como banco de dados

O Excel é muito bom para organizar e gerenciar informações de pequeno e médio porte e dar uma visão melhor dos dados para a tomada de decisão.

Mas é importante ficar de olho nos prós e contras para ver se ele é a melhor escolha para a sua necessidade.

Passo a passo para criar um banco de dados no Excel

Embora o Excel não seja um gerenciador de banco de dados, ele tem como finalidade a organização e armazenamento de informações através de linhas e colunas.

E por conta dessa estrutura, é possível utilizá-lo como banco de dados, bastando para isso seguir as seguintes etapas:

Antes de criar qualquer banco de dados no Excel é importante definir a estrutura dos dados, organizando quais serão as informações armazenadas e montando a planilha com esses campos dispostos nas colunas.

Definida a estrutura de dados e montada a planilha, é hora de cadastrar os dados, e preencher direto na planilha é a forma mais comum. Basta abrí-la e inserir as informações linha a linha, de acordo com a coluna específica para cada informação.

Modelo de planilha excel
Exemplo de planilha para armazenamento de dados de clientes

No modo automático você pode utilizar um formulário, que é construído automaticamente com base na estrutura da planilha. Para isso você precisa adicionar a opção “Formulário” à barra de ferramentas.

Então, clique com o botão direito sobre ela e depois em “Personalizar a Faixa de Opções”. Em seguida, mude a opção para “Todos os comandos” na coluna da esquerda.

Na coluna da direita selecione a aba onde deseja inserir o botão, crie um novo grupo clicando em “Novo Grupo” e depois selecione a opção “Formulário” na coluna de esquerda e clique em “Adicionar”. Para finalizar clique em OK e volte para a planilha.

Formulário excel
Janela para adição do botão formulário à barra de ferramentas

Agora localize o botão “Formulário” na barra de ferramentas e clique nele e em seguida em “OK”. Será aberto um formulário com os campos a serem preenchidos. Após o preenchimento, clique em “Novo” e o registro será inserido na planilha.

Formulário para automatização da planilha no Excel

Conclusão

O Excel é apenas uma das muitas formas de se organizar e armazenar informações, facilitando a geração de gráficos e análise para tomada de decisão.

Ele é uma das ferramentas utilizadas por analistas e cientistas de dados, assim como por gestores e outros profissionais que precisam organizar as informações de forma acessível e fácil de serem visualizadas.

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