Quando falamos sobre alguns temas específicos da TI, é comum que muitas pessoas fiquem com dúvidas sobre questões do cotidiano. Pensando nisso, hoje abordaremos as diferenças entre o banco de dados relacional e o não relacional.
Ao contrário do que muitos acreditam, ambos têm qualidades, sendo possível utilizar as estruturas em muitos casos específicos. Por isso, o ideal é realmente entender os detalhes de cada banco de dados para que, assim, seja possível fazer a melhor escolha.
Confira abaixo as principais informações sobre banco de dados relacional e banco de dados não relacional.

Baixe o guia completo sobre
Banco de Dados
Para que serve o banco de dados relacional?
O banco de dados relacional é muito conhecido por ser aplicado na linguagem SQL. Nos dias de hoje, a maioria das empresas já adotou esse tipo de sistema. Falando sobre o modelo relacional, podemos dizer que a estrutura é perfeita para representar, diretamente, tabelas de dados.
Em resumo, o usuário terá muita facilidade para entender as informações ali presentes. Para exemplificar, podemos dizer que as colunas com os dados ficarão em vertical, enquanto o que estiver relacionado a ela aparecerá na horizontal.
Cada linha das tabelas será um registro, na qual é possível fazer alterações através das teclas de delete, select ou insert. No geral, não dá para adicionar uma grande quantidade de dados de forma exponencial, pois isso dificultaria a organização de cada registro.
Mas em contrapartida, podemos afirmar que o banco de dados relacional é muito intuitivo. Além disso, a estrutura apresenta muita segurança e ótimas opções para relacionar dados de diferentes tabelas. Um sistema muito utilizado é o MySQL, sendo este famoso por ser útil em empresas de vários setores.

Para que serve o banco de dados não relacional?
Agora, falando sobre banco de dados não relacional (NoSQL), existem alguns tipos que podem ser usados de diversas formas. Mas em resumo, eles não seguem nenhuma estrutura como as que foram mencionadas acima.
Uma de suas grandes qualidades é que essa opção pode ser alimentada com grande quantidade de dados de forma exponencial, sendo também uma estrutura muito versátil.
Dessa forma, podemos dizer que é relativamente simples escalar ou alterar dados nesse modelo, mesmo que as informações sejam complexas. Algumas estruturas de bancos de dados não relacionais mais famosas estão abaixo. Confira:
- Documents: permite o registro de dados em documentos sem uma estrutura fixa. Novos campos são adicionados com facilidade e os valores podem ser diferentes para cada registro. Um exemplo de banco de dados com essa característica é o MongoDB;
- Key-Value Pairs: sua estrutura é definida por campos chave. É muito utilizado para armazenamento de cache de informações já calculadas. É simples e rápido. Um exemplo de banco de dados com essa característica é o Redis;
- Graph: é muito utilizado quando existe nós de informações pequenas que precisam estar relacionadas entre si. Um grande exemplo disso são as redes sociais, onde pessoas podem se conectar através de amigos em comum;
- Wide Column Store: são muito utilizados para armazenar quantidades massivas de dados. Também é conhecido como família de colunas, oferecendo grande desempenho para quem quer agilidade na procura de informações.
Entre o banco de dados relacional e não relacional, saiba qual é o melhor para você
Enfim, você conheceu todas as principais informações sobre banco de dados relacional e banco de dados não relacional. Lembrando que cada uma dessas categorias podem ser amplamente utilizadas nos dias de hoje, especialmente por ser comum que muitas empresas armazenem os dados dos clientes para fidelizar cada um deles.
Portanto, é uma excelente ideia buscar formação na área e te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de Tecnologia da Informação –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar. Confira nossos programas abaixo!