Como funciona o banco de dados Oracle e como usá-lo?

Os bancos de dados são uma das ferramentas que permitiram a evolução dos sistemas e tecnologias como nós conhecemos hoje. Essas estruturas servem não somente para guardar informações, mas também manter os dados organizados, seguros e facilmente recuperáveis no caso de uma consulta ou qualquer outra operação envolvendo esses ativos.

No universo dos bancos de dados, o Oracle Database é o software mais popular e utilizado no mundo. O programa trabalha com a tradicional linguagem SQL (Structured Query Language), oferecendo uma extensa documentação e recursos para aqueles que pretendem implementar a sua utilização dentro da empresa.

Mas afinal, o que é o banco de dados Oracle? É possível instalar o programa em minha máquina? Quais são as vantagens de usar esse software?

Baixe o guia completo sobre

Banco de Dados

O que é o banco de dados Oracle?

Processamento oracle
O Oracle Database é o SGDB mais usado no mundo.

O banco de dados Oracle (ou Oracle Database) é o que chamaríamos de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB). Essa categoria de software permite a administração dos dados computacionais, organizando, protegendo e disponibilizando esses ativos de acordo com operações utilizando a linguagem de consulta estruturada SQL.

O Oracle Database é considerado um banco de dados relacional, uma vez que utiliza o paradigma da orientação a conjuntos. Em sua estrutura, os dados ali disponíveis serão armazenados em tabelas e cada uma delas terá atributos e linhas (ou registros) responsáveis por organizar cada uma das informações ali presentes.

Vantagem de usar um banco de dados

Mas, qual é o benefício de usar um banco de dados em vez de armazenar os ativos em planilhas ou outras formas de guardar as informações?

As planilhas, como as do Microsoft Excel, são, de fato, muito convenientes para armazenar dados. Através desse tipo de arquivo, é possível manipular rapidamente as informações, controlar o acesso e proteger os dados ao mesmo tempo.

Contudo, as planilhas foram originalmente projetadas para serem usadas por um ou poucos usuários ao mesmo tempo. Os bancos de dados, por outro lado, podem ser utilizados por múltiplas pessoas ao mesmo tempo, que podem realizar inúmeras consultas sequenciais e estruturadas.

Como usar o Oracle banco de dados?

Um banco de dados é uma estrutura utilizada para atender a necessidade de armazenamento organizado, estruturado e seguro das empresas. Tradicionalmente, não são todos os negócios que necessitam de uma base para guardar as suas informações, mas, cada vez mais organizações estão migrando para esse formato seguro de gerenciar os dados.

Quando essa necessidade surge, é normal a empresa estruturar um servidor para servir como um banco de dados. É nesse servidor que o Oracle Database é instalado, podendo ser configurado em sistemas Windows, Linux, Solaris, IBM AIX, HP-UX e muitas outras plataformas.

O Oracle Database é instalado como se fosse um programa convencional. A versão mais recente e estável do sistema pode ser encontrada nesta página. Porém, para usar o recurso de gerenciamento de banco de dados é preciso de uma interface, que no caso do Oracle é o SQL Developer (também disponível no site da Oracle).

Depois de instalado o banco de Dados Oracle, basta apenas executar o SQL Developer e começar a executar os comandos para criação e manipulação dos dados.

Vantagens do banco de dados Oracle

Oracle database
A segurança e performance do Oracle Database diferenciam o programa de concorrentes.

Mas, por que usar o Oracle Database diante de outras opções de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB)? O programa em questão possui algumas vantagens importantes para quem tem a necessidade de administrar uma base de dados:

Onde continuar o aprendizado?

Para aqueles que querem aprender mais sobre o Oracle Database e o  universo de sistemas gerenciadores de banco de dados, existem  excelentes opções de estudo. O Instituto Infnet, referência na formação tecnológica no Brasil, oferece alguns cursos para diversos graus de instrução.

Baixe o guia completo sobre

Banco de Dados