Programa de banco de dados:
Conheça os 6 melhores sistemas

Neste artigo você encontrará:

Um programa de banco de dados é um software capaz de coletar, armazenar e prover dados e informações quando o usuário necessitar. Existem diversos tipos de sistemas para bancos de dados, então, conheça os melhores deles a seguir.

Baixe o guia completo sobre

Banco de Dados

O que são sistemas de bancos de dados?

Visto que no mundo digital quase todas as informações podem virar dados, há diversas formas de os coletarmos. Por vezes, elementos pessoais fornecidos por clientes ou leads, tais como altura, idade, peso, endereços, distâncias e preços, podem ser valiosos para uma empresa.

Assim, pode fazer sentido armazenar e organizar esses fatos por cronologia, tipo, ou outro filtro. Para isso, são utilizados os bancos de dados que são capazes de coletar, armazenar, processar e prover informações.

Quais são os melhores sistemas de bancos de dados?

Para desenvolver, fazer manutenções, ajustes e outras demandas para estes sistemas de bancos de dados, existem softwares adequados e ideias. Conheça as seis opções, de igual relevância, mais utilizadas pelos profissionais da área.

O MySQL é uma das soluções de código aberto mais populares, tanto que este costuma ser o primeiro banco de dados que se ensina em graduações de áreas relacionadas à tecnologia. Isso se deve à facilidade de compreensão do seu funcionamento e a sua compatibilidade com a maioria dos CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos).

O PostgreSQL é uma opção de banco de dados mais padronizado, sendo uma boa escolha open source. Além disso, ele pode oferecer vantagens para projetos que necessitem de recursos NoSQL parciais para modelos de dados híbridos.

Esse sistema conta com diversos recursos relevantes que se destacam em comparação a outros bancos de dados relacionais, como:

O Oracle teve atualizações voltadas para computação em grade, já que ele é considerado por muitos o melhor sistema de gerenciamento de bancos de dados relacionais. Além disso, ele possui um ótimo posicionamento no mercado por oferecer segurança contra falhas em servidores e ter alta disponibilidade, sendo a solução para grandes empresas e agências governamentais.

O Mongo se trata de um banco de dados em blocos de documentos. Sem tabelas ou planilhas, os registros de contato do usuário, bem como os níveis de acesso, são registrados no mesmo objeto. Alguns de seus diferenciais são:

Por fazer parte da família Microsoft, o Microsoft Access é o gerenciador de bancos de dados mais usado em equipamentos com sistema operacional Windows.

O sistema, que já vem integrado ao pacote do Office, é financeiramente acessível para desktops e laptops, tornando as suas funcionalidades ainda mais populares entre profissionais que trabalham com bancos de dados.

O Redis é o sistema para armazenamento de dados em memória open source mais popular no mundo. Seu gerenciamento de sessões e cache se destacam por conta do alto desempenho e facilidade de aprendizado.

O Redis costuma ser utilizado, principalmente, em casos de sistemas que necessitam de alguma das funções mencionadas abaixo:

Além desses, existem outros sistemas para trabalhar com bancos de dados. No entanto, os sistemas mencionados neste conteúdo têm sido os mais utilizados em bancos de dados de alta tecnologia e referência.

Para aprender mais sobre como utilizar esse tipo de software, você pode cursar uma graduação ou pós-graduação de Engenharia em Bancos de Dados ou outras áreas relacionadas ao segmento tecnológico e se capacitar para o mercado promissor que essa carreira oferece.

Caso tenha gostado do artigo e lembre de algum amigo que pode se beneficiar dessas dicas, compartilhe o conteúdo!

Baixe o guia completo sobre

Banco de Dados