O que é um modelo de banco de dados?

Os modelos de bancos de dados são ferramentas úteis e comuns na rotina de profissionais da área de tecnologia, como programadores, engenheiros de dados ou desenvolvedores.

Nesse artigo, entenda qual é a utilidade desses sistemas, quais são os seus tipos e onde encontrá-los.

Imagem de mãos humanas utilizando um pc, remetendo a ideia de manusear um banco de dados

Baixe o guia completo sobre

Banco de Dados

O que são modelos de banco de dados e para que servem?

Os modelos de dados são estruturas para armazenar dados e organizar uma representação visual da maneira em que as informações estão ou serão ligadas umas às outras. Utilizá-lo ajudará o profissional ou estudante a salvar e recuperar dados que os programas devem processar, relacionando-os entre si e gerando informações.

O principal objetivo no uso dos modelos de bancos de dados na constituição dos sistemas de software é pré-visualizar a sua estrutura e funcionamento. Dessa forma, é possível antecipar ajustes necessários, agilizando os processos de desenvolvimento.

Quais são os tipos de modelos de bancos de dados e como fazê-los?

Existem diversos tipos de bancos de dados e, cada um deles, pode ter variações de execução e desenvolvimento. Entenda um pouco mais sobre como eles funcionam:

Os modelos pré-relacionais são bem simples e podem ser feitos nos formatos:

O modelo relacional é um dos mais utilizados devido à facilidade e possibilidade de organizar diversas tabelas para se relacionarem entre si. Além disso, viabilizam a inserção de matrizes de duas dimensões, linhas e colunas.

Os modelos pós-relacionais para bancos de dados são similares aos modelos relacionais, porém melhores, por serem padronizados. Os modelos desse tipo podem ser divididos por três orientadores diferentes:

Os modelos de bancos de dados não relacionais são caracterizados por não usarem tabelas. Conheça, abaixo, suas variações.

Como usar um modelo de banco de dados?

Ter um modelo de banco de dados bem definido e detalhado auxilia no planejamento e execução de ações no trabalho. Porém, a forma de uso dos modelos de bancos de dados pode variar segundo a preferência do profissional e o sistema a ser desenvolvido.

Apesar deles, por regra, contemplarem todo o caminho de dados que o sistema ou aplicativo processará, alguns programadores preferem fazer sua elaboração completa antes de iniciar a etapa de execução, realizando somente os ajustes necessários durante o desenvolvimento. Enquanto isso, outros profissionais preferem ir documentando o processo enquanto desenvolvem os bancos, fazendo-os de maneira mais dinâmica.

Assim, a utilização dos modelos de bancos de dados costumam ser bem simples. O primeiro passo é escolher o tipo que será adotado. Na sequência, basta preencher os balões, cédulas, caixas ou texto conforme o seu projeto for tomando forma.

Como aprender mais sobre modelos de bancos de dados?

Mulher e um homem de costas utilizando um pc

Para aprender mais sobre bancos de dados, como estruturar e desenvolvê-los, você pode cursar uma graduação ou pós-graduação de Engenharia em Bancos de Dados ou outras áreas relacionadas ao segmento tecnológico e se capacitar para o mercado promissor que essa carreira oferece.

Além disso, agora que você entendeu o que é um modelo de banco de dados e como esses sistemas funcionam, não deixe de salvar esse conteúdo para consultar sempre que necessário!

Baixe o guia completo sobre

Banco de Dados