Você sabia que grande parte dos sites que acessa diariamente usam banco de dados MySQL?
É isso mesmo. Ele é tão flexível e seguro que é utilizado por sites com um volume bem grande de dados sem perder performance. E saber trabalhar com o MySQL é um belo diferencial, tanto para profissionais de desenvolvimento de sistemas web quanto de análise de dados.
O processo de aprendizado, que inclui modelagem de dados, estruturação e manipulação de dados é mais curto, o que o torna bem atrativo e ele pode ser utilizado em diversos tipos e tamanhos de aplicações, o que faz dele um dos mais utilizados do mercado.
Baixe o guia completo sobre
Banco de Dados
O que é MySQL
O MySQL é um gerenciador de banco de dados relacional utilizado em sites, lojas virtuais e sistemas web. Foi criado em 1994 e apresentado ao público em 1995 pela empresa sueca MySQL AB.
Em 1998 a Sun Microsystems comprou a fabricante e passou a ter controle total sobre ele. E em 2010 a Oracle comprou a Sun Microsystems, assumindo o desenvolvimento do MySQL desde então.
Usando o modelo cliente-servidor e a linguagem SQL, ele se tornou o banco de dados mais utilizado em ambiente web, pois permite uma comunicação eficiente entre os mais variados tipos de aplicações e softwares.
Entre suas principais características estão:
- Portabilidade;
- Compatibilidade com drivers e linguagens de programação;
- Ótimo desempenho e estabilidade;
- Necessita de poucos recursos de hardware;
- Fácil de usar;
- Tem o código aberto com base na licença GPL;
- Flexível para a utilização de vários Storage Engines (MyISAM, InnoDB, Falcon, ...);
- Tem suporte para controle transacional, triggers, cursors, stored procedures e functions;
- Fácil de replicar;
- Pode ser acessado via interface gráfica ou linha de comando.
O MySQL não é usado apenas por sites institucionais e lojas virtuais pequenas. Grandes players do mercado digital utilizam o MySQL. Alguns deles são:
- GitHub;
- Airbnb;
- Tesla;
- Netflix;
- Spotify;
- YouTube;
- Twitter;
- Nokia;
- LATAM Airlines;
- Bayer;
- NASA.
Como construir um banco de dados no MySQL
O banco de dados MySQL pode ser construído tanto em ambiente local quanto em servidores web e o acesso a ele pode ser feito via linha de comando ou interface gráfica.Dessa duas formas, é possível construir e gerenciar o banco de dados.
- Através da linha de comando
O acesso a linha de comando se dá através do prompt (no caso de acesso remoto, via SSH), com o comando ‘mysql -u root’.
Após se conectar ao MySQL, basta executar a sequência de comandos para a criação da base de dados e das tabelas. Mas lembre-se, você precisa estar com a estrutura de dados desenvolvida para facilitar o seu trabalho.
Veja a seguir os principais comandos para criar o banco de dados, tabelas e inserir registros:
- Criar o banco de dados: CREATE DATABASE bancodedados;
- Usar o banco de dados: USE bancodedados;
- Criar tabelas: CREATE TABLE clientes ( codigo int(4) AUTO_INCREMENT, nome varchar(30) NOT NULL, email varchar(50), PRIMARY KEY (codigo) );
- Inserindo dados: INSERT INTO clientes (codigo, nome, email) VALUES (null, “Paulo”, “paulocsm@email.com”).
- Através de software com interface gráfica
Os dois principais softwares para conexão com o MySQL são o PhpMyAdmin e o MySQL Workbench.
O PhpMyAdmin é utilizado em servidores web e em ambientes locais, acessado através do browser e permite a criação de bancos de dados e tabelas através do preenchimento de formulários.

O MySQL Workbench é um software multiplataforma criado pela Oracle, que além de permitir a criação de banco de dados através do preenchimento de formulários, ainda possibilita a criação através de diagramas.

Ambos são bastante intuitivos e possuem documentação bem detalhada, o que ajuda tanto no aprendizado quanto com possíveis dúvidas durante o uso. Os softwares e a ferramenta de linha de comando são muito úteis, já que podem ser utilizados em conjunto.
Se você quer se tornar um desenvolvedor de sites e sistemas para internet ou analista de dados, conhecer o MySQL e as ferramentas de apoio é fundamental, já que ele é muito utilizado no mercado.
Aqui no InfNet você encontra cursos nas mais variadas áreas onde o MySQL faz parte da grade. Conheça nossa grade de cursos e confira como podemos te ajudar a se tornar um profissional requisitado pelo mercado.