É muito comum que as pessoas se perguntem sobre a relação do profissional de analista de banco de dados e o salário do cargo. Isso porque, sabemos que a área exige muito estudo, assim como outras, e que infelizmente não podemos escolher uma profissão apenas por identificação ou atração. O que acontece é que precisamos de uma remuneração adequada para ter uma boa qualidade de vida com base no que escolhemos.
Por isso é importante verificar se o pagamento médio no Brasil irá suprir as necessidades básicas, oferecendo possibilidades satisfatórias ao longo prazo. Dito isso, vamos descobrir quanto ganha um analista de banco de dados?

Baixe o guia completo sobre
Banco de Dados
Analista de banco de dados: salário médio no Brasil
Para introduzirmos o tema, devemos frisar que um analista de banco de dados é o profissional que recebe as informações e, através delas, pode solucionar problemas, responder perguntas e entender cenários diferentes.
Agora falando sobre o salário, no Brasil podemos afirmar que, de uma maneira geral, o profissional é bem remunerado. Mas, antes de mais nada, devemos frisar que isso pode variar conforme algumas condições, como a área de atuação, por exemplo.
Abaixo deixaremos uma tabela com referências e dados sobre o analista de banco de dados e o salário. Confira:

Áreas de atuação para o analista de banco de dados
É preciso levar em consideração também que muitas áreas e oportunidades podem valorizar o salário do analista de banco de dados. Sabemos que nesta era de grande avanço da tecnologia, os dados se tornaram cada vez mais valiosos.
Dessa forma, quando analisamos a profissão, vemos que ela está em grande crescimento nos últimos anos, o que consequentemente pode indicar que a remuneração tende a aumentar.
Existe um dado importante sobre a profissão que foi mencionado no Fórum Econômico Mundial no ano de 2020. Segundo a afirmação, este será um dos cargos com grande taxa de aumento de demandas até 2025. Nesse caso, será possível trabalhar com:
- Gerenciamento de dados e grandes projetos;
- Exploração de dados de fontes primárias e secundárias;
- Identificação de tendências;
- Correção de problemas de código;
- Criação e apresentação de relatórios de dados;
- Interpretação de resultados utilizando ferramentas de dados.
Lembrando que, na atualidade, alguns atuantes da área trabalham em conjunto com outras habilidades. Por exemplo, com o avanço do marketing e da comunicação, cada vez mais dados estão sendo armazenados para facilitar a geração de conteúdos de valor. Por isso, vale a pena ficar antenado e, se preciso, fazer novas formações.
Vale a pena investir na carreira?

Agora que você já sabe a média salarial e as áreas em que pode atuar sendo analista de banco de dados, você já deve ter uma noção sobre o quanto vale a pena investir na área.
Além disso, devemos frisar que a base de remuneração pode ser muito maior para profissionais que já estão na área há algum tempo. Afinal, segundo as fontes mencionadas na tabela, um profissional de banco de dados experiente pode chegar a ganhar mais de R$ 5.000.
Com dedicação e foco é possível atingir um bom cargo, especialmente quando falamos sobre profissões na área de Tecnologia da Informação, visto que estão sendo cada vez mais valorizadas.
Então se você deseja saber mais sobre esses cargos em alta, te convidamos a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de Tecnologia da Informação –, que tem diversas opções de cursos que podem ser a melhor escolha para a sua carreira!
Confira nossos programas abaixo!