Você com certeza já deve ter ouvido alguma coisa sobre banco de dados por aí. Esse é um assunto muito em alta ultimamente graças a grande crescente desse nicho no mercado. Mas você já conhece quais os tipos de bancos de dados que existem? Se não, chegou a hora de aprender e conferir alguns exemplos de banco de dados.
Não há forma melhor de entender mais sobre esse tema do que enxergar como os bancos de dados se aplicam na prática. E hoje, além de te apresentar os modelos de database existentes, também vamos trazer alguns exemplos de bancos de dados para ilustrar melhor o assunto! Continue lendo para conferir.

Baixe o guia completo sobre
Banco de Dados
Quais são os tipos de banco de dados?
É importante ressaltar que banco de dados é um assunto muito vasto, e assim, são vários os modelos de database existentes. Porém, as duas principais classificações de banco de dados se dividem em relacionais e não relacionais.
- 1. Relacionais
Tendo sua origem por volta da década de 70, o modelo relacional é a forma mais clássica de fazer um banco de dados. Aqui há a típica organização nas linhas verticais e nas horizontais, onde cada coluna compila diferentes classes de informações.
Sua característica mais forte é a necessidade de uma estruturação em tabela, que possibilita uma organização facilitada para a recuperação de informações.
- 2. Não-Relacionais
Sendo mais recentes, os modelos não-relacionais, por sua vez, não se apegam à necessidade da existência de estruturas tabeladas para sua existência.
Aqui se encontram diferentes formas de compilar as informações, que se estruturam em outros formatos para serem armazenadas, ao invés de se limitarem às colunas e linhas tradicionais.
É importante frisar que a criação de modelos não-relacionais não necessariamente fez cair em desuso os modelos relacionais. Os dois seguem coexistindo atualmente, já que servem para diferentes propósitos e demandas.
Confira alguns exemplos de bancos de dados!
- ORACLE: Um clássico exemplo de banco de dados relacional, o Oracle é um software que surgiu nos anos 70 e ainda hoje é um dos mais utilizados em empresas;
- SQL Server: Sendo da Microsoft, esse também é um modelo relacional popular nas rotinas corporativas;
- MySQL: Outro software que se utiliza da linguagem SQL, o padrão mais comum para bancos de dados relacionais;
- Memcached: Um dos mais mais populares quando falamos de softwares de bancos de dados não relacionais, o Memcached é um dos preferidos para quem busca aprimorar o desempenho de sites;
- HBase: Outra opção muito procurada por pessoas e empresas que querem fazer uso de um banco de dados não relacional;
- MongoDB: Com código aberto e sendo multiplataforma, o MongoDB também é uma boa opção de banco de dados não relacionais.
Tem interesse em aprender mais sobre banco de dados? Conheça os cursos do Instituto Infnet!

Falamos um pouco sobre os bancos de dados na prática nesse artigo, mas ainda há muito o que aprender sobre o assunto!
Se está pensando em aprofundar seus estudos nessa área que cresce cada vez mais, o Instituto Infnet oferece diversos cursos da área de tecnologia.
Conheça mais sobre nossa Instituição! Abaixo, separamos alguns links para sua jornada de aprendizado: