Neste artigo você encontrará:
Como um profissional na área de dados na atualidade, é muito fácil encontrar plataformas que oferecemofereçam uma série de ferramentas para ajudar no seu trabalho do dia a dia. Porém, são tantas opções que pode ficar difícil escolher qual delas utilizar para resolver os problemas de um negócio. O Azure Databricks é uma dessas alternativas para análise de dados disponíveis atualmente.
Mas, o que é o Azure Databricks? Para que serve essa ferramenta? Como ela funciona? E como começar a utilizar essa plataforma para auxiliar o processamento e análise de dados em minha organização? Este artigo está aqui para trazer a resposta para esses questionamentos.
Baixe o guia completo sobre
Big Data Analytics
O que é Azure Databricks?
Databricks é uma plataforma unificada de dados e análise que foi projetada para auxiliar diversos profissionais da área, incluindo engenheiros, cientistas e analistas de dados. A solução oferece as ferramentas e infraestrutura (Data Lake) necessárias para que os trabalhadores se concentrem em seu trabalho sem se preocupar com clusters, bibliotecas ou dependências.
Como produto, o Databricks está disponível no Azure Microsoft, no Amazon Web Services (AWS) e no Google Cloud Plataform (GCP). No ambiente dos serviços de nuvem da Microsoft, o Azure Databricks oferece três ambientes para a criação de soluções que usam dados: Databricks SQL, Engenharia de Ciência de Dados do Databricks e Databricks Machine Learning.
- Databricks SQL
Módulo que disponibiliza consultas SQL para analistas de forma fácil e rápida a partir de Data Lakes, além de criar diversos tipos de visualizações e painéis para explorar os resultados.
- Databricks Data Science & Engineering
Parte da ferramenta que disponibiliza um workspace para colaboração entre engenheiros e cientistas de dados, que podem trabalhar juntos sobre uma coletânea de dados para gerar insights para a organização.
- Databricks Machine Learning
Ambiente incorporado de ponta a ponta desse serviço que permite a realização de testes, treinamento de modelos, gerenciamento e desenvolvimento de recursos de análise automática de processos.
Quando usar o Azure Databricks?
Quando a sua infraestrutura de dados precisa de uma atualização, o Azure Databricks é uma boa opção. Adotando o formato moderno de Data Lake, essa solução da Microsoft resolve os principais problemas de performance e confiabilidade das bases de dados utilizadas atualmente.
Se a sua equipe já trabalha com ciência de dados, mas encontra dificuldades parapra colocar as soluções em produção, o Azure Databricks oferece a plataforma ideal para isso. O módulo de Machine Learning é indicado para os cientistas testarem, validarem e implementarem seus projetos com a certeza de que o processo não será interrompido.
Por fim, outra grande vantagem do Azure Databricks é a possibilidade de abrir a base para usuários que precisam consultá-la e processar alguns dados. O módulo SQL fornecido pela empresa garante que os analistas possam fazer as suas consultas de modo rápido, seguro e sem incomodar outros especialistas no processo.
Como começar no Azure Databricks
Essa solução está presente dentro do plano de assinatura do Microsoft Azure. Portanto, é preciso ter uma conta com créditos ativos para começar criando o seu primeiro workspace dentro do Databricks. Se você é usuário de um plano de testes, não será possível utilizar essa ferramenta devido às restrições de criação de cluster e limite de operações.
O primeiro passo para usar o Databricks é criar um workspace. É possível encarar esse módulo como uma aplicação instalada dentro do Azure e que vai ter acesso aos seus recursos. Depois disso, é possível criar um clusterclustter e a partir dele utilizar as diversas ferramentas oferecidas pelo Azure Databricks.
É claro que este é apenas um resumo da utilização básica dessa ferramenta. Os seus diferentes módulos são poderosos demais para serem explicados em poucas linhas. Se você é assinante do Microsoft Azure, experimente o Databricks para armazenar e analisar os seus dados de uma forma totalmente diferente.
Aprofunde-se mais
Quer aprender mais sobre as ferramentas para análise e processamento de dados disponíveis no mercado? Então é preciso buscar qualificação profissional de qualidade com quem é referência na formação tecnológica no Brasil. O Instituto Infnet possui algumas opções para aqueles que pretendem ingressar na área ou se especializar em algum tópico específico de Big Data Analytics.
Confira as opções disponíveis do Instituto Infnet: