Qual é a diferença entre Big Data e Business Intelligence?

Neste artigo você encontrará:

Big Data e Business Intelligence são termos que você, interessado em tecnologia da informação, engenharia de software ou similares, certamente já escutou. E, não por acaso: eles são palavras-chave para o momento ultra-tecnológico que vivemos.

Mas temos uma pergunta: você sabe o que significa cada uma dessas coisas? Se ainda não, fique tranquilo, nos próximos tópicos, discutiremos minúcias acerca da temática, explicitando informações que farão a diferença. Confira.

Pessoa de camisa xadrez gesticulando em frente a tela de computador portátil.
Big Data x Business Intelligence… Os termos são complementares? São sinônimos? Prossiga com a leitura para entender melhor. | Unsplash

Baixe o guia completo sobre

Big Data Analytics

O que é Business Intelligence?

O business intelligence, que também pode ser chamado apenas de BI, é formado por uma série de técnicas de coleta, armazenamento e análise de dados.

O objetivo de tais estratégias é fazer uso desses dados para melhorar o funcionamento da organização, corrigir circunstâncias que não estão ocorrendo como deveriam, minerar dados, fazer análises descritivas, criar métricas de desempenho… E a lista vai.

Os processos que compõem o business intelligence, como se pode ver, são bastante vastos e complexos. Poderíamos – e seria necessário, de fato – escrever uma centena de artigos sobre cada uma das etapas do processo de BI.

Mesa, vista de cima, com 5 computadores portáteis, objetos variados e duas pessoas sentadas.
o Business Intelligence (BI) atua para otimizar processos de organizações, tornando-as mais ágeis, inteligentes e direcionadas para um fim. | Unsplash

Uma vez que temos acesso a uma quantidade expressiva de dados – que, vale dizer, são selecionados e organizados de maneira a criar tabelas, relatórios e similares -, podemos tomar decisões estratégicas, diretamente relacionadas com o crescimento e a produtividade de uma companhia ou de uma equipe.

Além do que já mencionamos no tópico anterior, podemos dizer que o business intelligence:

O que é Big Data Analytics?

Chamamos de Big Data o tratamento de dados que, por serem demasiadamente grandes ou complexos, precisam de cuidado especial.

O Big Data geralmente é bastante desestruturado, o que faz com que os sistemas de processamento tradicionais não estejam capacitados para lidar com eles.

O que é fundamental que entendamos: Big Data é o conjunto de dados produzidos cotidianamente. Big Data Analytics, por sua vez, está relacionado a um processo de ação, ou seja, ele diz respeito ao que é feito com os dados coletados e devidamente tratados.

Pessoa digitando em computador portátil.
Chamamos de Big Data o conjunto infinito de informações que está disponível na rede. Big Data Analytics, por sua vez, é o desenvolvimento de formas de coletá-las e tratá-las. | Unsplash

Para organizar os dados, contamos com o auxílio de um profissional, que poderá encontrar formas de coletar e organizar conteúdos de maneira otimizada, além de promover insights, relatórios e similares acerca do material que foi encontrado.

Por meio de uma análise dados, conseguimos, entre outras coisas:

Homem de boné e camisa xadrez gesticulando para computador portátil.
Pode parecer que Big Data Business Intelligence são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Os motivos? Esclarecemos mais no tópico a seguir. | Unsplash

Big Data e Business Intelligence: qual é, afinal, a diferença?

O Big Data Analytics, como falamos há poucos parágrafos, é o processo de pegar um conjunto de conteúdo massivo, o Big Data, e desenvolver maneiras de separá-los, armazená-los e utilizá-los em prol de uma meta. No caso do Business Intelligence, temos, além da coleta de informações, uma junção daquilo que é primordial para uma organização, momento presente ou objetivo.

Os dados do Business Intelligence não são tão extensos quanto os do Big Data Analytics: o BI é exatamente sobre cumprir um objetivo visível, previamente estabelecido.

Podemos dizer, portanto, que enquanto o Big Data Analytics atua para coletar dados relevantes de uma massa gigantesca de informações, as ferramentas de BI fazem uma análise sucinta e direcionada do que foi coletado.

Se você ficou interessado nos assuntos citados, gostará de saber que os profissionais especializados nas áreas em questão tendem a ser muito bem remunerados.

No Infnet, você pode ter acesso a aulas exclusivas, voltadas tanto para o Big Data Analytics quanto para o Business Intelligence. Afinal, ambos se completam – e são a dupla de sucesso para qualquer empresa vencedora.

Confira alguns de nossos cursos abaixo:

Baixe o guia completo sobre

Big Data Analytics