Neste artigo você encontrará:
O conceito de Data Warehouse já está bem consolidado na indústria. Esse formato de estrutura é utilizado por diversas empresas para consolidar e armazenar os dados corporativos de forma segura. Esses mesmos dados podem passar por análises para apoiar decisões de negócios baseados nos insights provenientes desse estudo.
O sistema Data Warehouse é oferecido por diversas empresas, mas uma que se destaca é a Amazon com o RedShift. Essa solução é uma das mais robustas do mercado, oferecendo alto desempenho, escalabilidade, segurança e preços competitivos para quem precisa de armazenagem de dados corporativos de forma consolidada.
Profissionais que trabalham com Big Data e áreas afins certamente têm muito a ganhar ao conhecer mais sobre essa solução. A seguir, explicamos o que é o RedShift, para que serve e o que é preciso para começar a utilizar esse serviço.
Baixe o guia completo sobre
Big Data Analytics
O que é Data Warehouse?
Antes de mais nada, é bom relembrarmos o conceito de Data Warehouse. Trata-se de um depósito central de dados a partir do qual as informações podem ser consultadas para suportar a tomada de decisões.
A arquitetura desse sistema é composta por camadas. A parte superior – chamada de front-end – apresenta a interface por meio do qual as ferramentas de relatórios, análises e mineração de dados estão disponíveis. A camada intermediária contém os mecanismos de análises. Já o back-end, a parte mais inferior do Data Warehouse, consiste no servidor de bando de dados, o local onde eles estão armazenados.
Um Data Warehouse pode contar vários bancos de dados, com suas tabelas e colunas próprias. Por conta disso, essa estrutura precisa ser bastante robusta e possuir mecanismos que evitem a degradação ou roubo das informações contidas nela.
O que é RedShift?
O RedShift é um dos serviços oferecidos pelo Amazon Web Services (AWS), solução de plataforma em nuvem da gigante da tecnologia para apoiar negócios que precisam de uma estrutura online para funcionar. O AWS conta com recursos para diversas organizações, como mecanismos para publicidade e marketing, serviços financeiros, mídia e entretenimento, e até jogos.
O Amazon RedShift é o serviço de Data Warehouse do AWS totalmente gerenciado em nuvem – e que possui uma escala de tamanho casa de petabyte (ou 1024 terabytes). A plataforma funciona com base em clusters (provisionamentos de servidores da empresa separados para um negócio específico) que podem ser utilizados para armazenar dados e oferecer consultas com um ótimo desempenho.
Para que serve?
O armazenamento seguro de informações é uma demanda importante de diversas organizações atualmente. Por conta disso, faz todo o sentido contar com uma estrutura em nuvem protegida para guardar os dados relevantes para o negócio. Mas o RedShift não serve apenas para armazenar dados.
A análise de dados é uma das principais funcionalidades oferecidas pelo RedShift. O sistema permite a utilização de ferramentas SQL padrão e plataformas de BI (Business Intelligence), permitindo extrair informações preciosas da base. Mas o que realmente destaca o serviço é a sua velocidade, permitindo a execução de consultas complexas em petabytes de dados estruturas e retornando com resultados em segundos.
Diversos segmentos podem tirar proveito dos recursos oferecidos pelo RedShift:
- Serviços financeiros: criação de modelos preditivos com base na análise dos dados históricos
- Marketing e publicidade: estruturação de campanhas com base em informações de comportamento dos usuários
- Desenvolvimento de software: acesso simplificado aos dados por parte dos programadores sem a necessidade de configurar conexões ao banco de dados
Como começar a utilizar o RedShift
O Amazon RedShift oferece uma forma de começar aos poucos, pagando apenas USD 0,25 por hora no serviço de armazenagem e análise de dados. É possível escalar essa estrutura de forma vertical para petabytes de dados e milhares de usuários com acesso simultâneo de forma rápida.
Para quem não sabe se as ferramentas do AWS serão úteis para o seu negócio, a Amazon disponibiliza um teste gratuito de dois meses de um cluster do RedShift. A organização terá acesso a 750 horas gratuitas por mês, o que é suficiente para executar de forma contínua um nó grande com 160 GB de armazenamento compactado.
Clique aqui para saber mais.
Aprenda mais sobre Big Data Analytics
Se você se interessa pelo universo Big Data, é provável que já esteja buscando novas formas de aprender mais sobre esse tema. A ferramenta RedShift e o tópico de Data Warehouse representa apenas uma pequena parcela do que um profissional da área precisa aprender.
Caso você queira se especializar nesse ramo, recomendamos os cursos do Instituto Infnet, referência na formação tecnológica que possui os seguintes cursos: