O que é Big Data Analytics?

Os avanços tecnológicos proporcionaram um grande aumento na geração e fluxo de dados. Diante dessa mudança, os métodos tradicionais para análise não são mais tão eficientes, sendo necessário adotar novas práticas para extrair os insights tão necessários para a evolução dos negócios. É aí que entra a metodologia de Big Data Analytics.

Nos últimos anos, essa expressão ganhou popularidade e se tornou uma daquelas que muitos falam sem entender de fato o seu significado. Afinal, ao mencionar Big Data Analytics, estamos realmente falando de uma metodologia, uma tecnologia ou, quem sabe, uma união entre esses dois conceitos?

Entenda o que é Big Data Analytics e a diferença entre esse termo e outras expressões populares da tecnologia.

Mulher de negócios usando aparelhos digitais
Big Data Analytics é a união de dois termos importantes na tecnologia | Freepik

Baixe o guia completo sobre

Big Data

Entendendo o termo

Para entender o que é Big Data Analytics, precisamos separar essa expressão em duas e analisar cada um dos termos separadamente.

A primeira parte é “Big Data” e faz referência a um grande volume de dados. Esse é um conceito relativamente antigo, tendo sido usado pela primeira vez na década de 90, mas que ganhou novos contornos com os avanços tecnológicos recentes e o aumento na geração de dados.

Já o termo “Analytics” é simplesmente a tradução em inglês para “análise”. Portanto, Big Data Analytics pode ser entendido como Análise de Big Data.

Mas isso ainda não é o suficiente para entendermos de fato o que é Big Data Analytics.

O que é Big Data Analytics?

Agora que já conceituamos Big Data Analytics, está na hora entendermos definitivamente o que é isso.

Em suma, trata-se de uma metodologia de análise de dados estruturados e não-estruturados com o objetivo de gerar insights e apoiar as melhores decisões de uma organização. Para fazer isso, esse método utiliza uma série de ferramentas para extrair, armazenar, processar e analisar os dados, criando novas formas de criar informações para o negócio.

Big Data Analytics também pode ser entendido como uma tecnologia, já que abrange uma série de ferramentas tecnológicas para atingir o seu fim. Há também quem entenda a expressão como uma carreira, o que não é tão errado já que profissionais se especializam para fazer uma análise de dados de forma aprofundada para os negócios.

Como funciona o Big Data Analytics?

Visão aérea de um gráfico de business data analysis
Entenda na prática o que é Big Data Analytics | Freepik

O profissional responsável por fazer a análise de dados de uma empresa pode adotar uma série de abordagens em seu trabalho. Tudo começa com a extração, que pode ser realizada a partir de diversas fontes diferentes.
Algumas das mais utilizadas são:

Depois da extração, o analista precisa preparar e processar os dados. Isso geralmente é realizado com a ajuda de ferramentas específicas, como o Hadoop ou Spark. O próximo passo é armazenar e tornar essas informações disponíveis. Essa etapa envolve um Sistema de Gerenciamento de Bando de Dados (SGBD), como Oracle, MySQL, SQL Server e tantos outros.

Por fim, chegamos à etapa de análise, que mais uma vez pode envolver diversas ferramentas que auxiliem o analista no trabalho. O objetivo, entretanto, é sempre o mesmo: oferecer insights importantes para o negócio e responder questões latentes dentro de uma organização.

Onde aprender sobre Big Data Anaytics?

Há uma grande variedade de fontes para obter conhecimento sobre as tecnologias e práticas envolvendo Big Data Analytics. Porém, se você procura uma trilha mais estruturada para alavancar o seu conhecimento, a nossa recomendação são os cursos de formação disponíveis para diversos níveis de especialização.

O Instituto Infnet é referência na formação tecnológica e oferece uma série de cursos que abordam de forma aprofundada Big Data Analytics e as diversas áreas relacionadas.

Baixe o guia completo sobre

Big Data