Como funciona a plataforma de
Big Data BigQuery, do Google Cloud?

Se você nunca ouviu falar sobre a plataforma do Google para Big Data, de antemão, podemos frisar que a escolha traz muitas vantagens. A empresa garante performance e facilita toda a questão de infraestrutura por um valor que, muitas vezes, acaba sendo mais benéfico em termos econômicos.

Se você ficou curioso(a) para entender mais a respeito dessa possibilidade, estamos falando do BigQuery. Como o nome já indica, a plataforma foi feita para banco de dados com grande volume, indo até a casa de penta bytes.

Em outras palavras, a opção vai oferecer consultas extremamente rápidas, pois sua estrutura foi feita para armazenar e controlar muitas informações. Tudo isso sem que seja necessário utilizar um gerenciamento específico para garantir a velocidade nas buscas. Continue a leitura e saiba como utilizar essa plataforma na prática.

Baixe o guia completo sobre

Big Data

Como usar a plataforma de Big Data do Google Cloud?

Figura que retrata a tecnologia em nuvem
Figura que retrata a tecnologia em nuvem | Freepik

Antes de mais nada, devemos dizer que o BigQuery é uma ferramenta de Data Warehouse Serverless, com grande possibilidade para a escalabilidade. Por ser uma plataforma do Google Cloud, você terá armazenamento em nuvem.

Ou seja, as informações ficarão mais seguras, sendo também facilmente acessadas por seus usuários. Para utilizar o serviço de Big Data do Google, é preciso analisar a fundo qual a sua necessidade, visto que a grande quantidade de dados podem ser utilizados para inúmeros processos, entre eles:

Benefícios do BigQuery

Em suma, o Google BigQuery poderá agilizar a análise de dados para o profissional, sem aumentar o gasto com a infraestrutura de armazenamento. Isso porque sabemos que a maioria das empresas tem muitos relatórios com dados que precisam ser coletados.

Por isso, para que as informações não saiam do controle e não sobrecarregue todo o sistema empresarial de banco de dados, o Google Cloud é muito vantajoso. Com a ferramenta, você terá a disponibilidade de todos os servidores no momento da busca.

Isso permite que todo o esforço da equipe se concentre em realmente tirar insights valiosos para a organização, maximizando os resultados e a vantagem competitiva. Em vez da equipe financeira ter custos altos com servidores, a ferramenta de Big Data do Google cobrará apenas pelo poder de computação utilizado.

Instalação do Google Big Data

Para utilizar a plataforma do Google para Big Data, é muito simples. Primeiramente, é preciso que você crie uma conta no Google Cloud, utilizando a opção de avaliação do desempenho de produtos. Caso você já tenha uma conta, basta acessar normalmente.

Após isso, na página onde são apresentadas as ferramentas que compõem a plataforma, você deverá selecionar a opção de criar um novo projeto com o Google Cloud ou selecionar o seu projeto atual. Em seguida, ative o faturamento dele. Por fim, ative a API do BigQuery.

O lado positivo de utilizar o BigQuery ou qualquer outra ferramenta do Google, é que o suporte da empresa é muito vasto. No próprio site é possível encontrar diversos tutoriais, o que permite que você solucione a maioria dos problemas ligados à configuração da ferramenta.

Para quais casos é recomendado?

Imagem que retrata alguém trabalhando no computador | Freepik

Agora que você já sabe todas as principais informações sobre o BigQuery, plataforma do Google para Big Data, certamente entendeu o motivo de ser tão recomendada. Em outras palavras, você pode e deve usar a ferramenta sempre que for preciso consultar ou armazenar dados.

Nesse caso, ela também é indicada para usuários que precisam consultar informações em fontes externas, já que o Google tem uma grande gama de serviços, incluindo outras opções para dados armazenados em nuvens públicas.

A escolha garante que você terá, principalmente a longo prazo: controle de custo, possibilidades diversas de análise de dados, disponibilidade de informações e segurança no armazenamento. Para tomar as decisões assertivas, a ferramenta escolhida faz toda a diferença.

Caso você queira saber mais a respeito da área e das possíveis atuações, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.

Baixe o guia completo sobre

Big Data