O que faz um profissional de Big Data?

Você consegue imaginar o que é feito com os 2,5 quintilhões de bytes em dados que são gerados diariamente? Um profissional de Big Data sabe e lida com uma boa parte desses dados.

As inovações, tomadas de decisão assertivas, aumento de produtividade, redução de custos e vários outros benefícios e vantagens competitivas que as empresas alcançam podem ser ainda maiores com o uso de Big Data.

E ter os profissionais adequados para lidar com a massa crítica de dados na empresa, ajudando os tomadores de decisão a identificar o que é relevante e pode influenciar o resultado está se tornando indispensável.

Baixe o guia completo sobre

Big Data

O profissional de Big Data

Esse profissional é o responsável por trabalhar com um grande volume de dados. No dia a dia sua atuação consiste em reunir, organizar e analisar os dados, estejam eles estruturados ou não.

Através do pensamento crítico, o profissional de Big Data é capaz de analisar as necessidades da empresa identificando quais tecnologias proporcionarão os melhores resultados para a manipulação dos dados, e como eles precisam ser tratados e organizados para levarem ao resultado desejado.

Entre as principais competências e habilidades do profissional de Big Data estão:

O mercado de trabalho para Big Data

O mercado de trabalho com Big Data é muito promissor e de acordo com a empresa de recrutamento Michael Page, o cargo de especialista em Big Data é um dos cinco mais procurados no mercado brasileiro.

Na área de Big Data existem 3 cargos que se destacam: analista, engenheiro e especialista.

Profissional cujo trabalho é voltado para a análise de dados, e seu objetivo é garantir eficiência e rentabilidade para a empresa, além de dar insights que ajudem no processo de inovação.

Profissional que trabalha na parte de infraestrutura. Podemos dizer que ele entrega para o analista a infraestrutura de dados, incluindo sistemas de análise e geração de relatórios. Ele é quem cria os algoritmos e as rotinas de captação, tratamento e manutenção dos dados.

Profissional mais completo, que tem capacidade para realizar as funções do analista e do engenheiro de Big Data. Geralmente esse profissional coordena a área de dados nas empresas por conta do seu amplo conhecimento.

Como se tornar um profissional de Big Data

A primeira coisa a se fazer é uma autoanálise para identificar se realmente você tem o perfil de um profissional de Big Data. Nessa autoanálise procure identificar se você possui as habilidades e conhecimentos a seguir, ou se adquiri-los é confortável para você.

Se for confortável para você esses conhecimentos e habilidades, então o próximo passo é procurar bons cursos — sejam eles livres, graduação ou pós-graduação — começar a estudar e buscar as oportunidades que estão crescendo a cada dia no mercado brasileiro e internacional.

O mercado está cheio de oportunidades para quem estiver preparado e pronto para transformar dados em insights capazes de tornar as empresas mais inovadoras, competitivas e lucrativas.

Se você quer se tornar um desses profissionais, os cursos do Instituto Infnet podem te ajudar.

Baixe o guia completo sobre

Big Data