Qual a relação entre Big Data e Inteligência Artificial?

Em tempos de concorrência acirrada, continuar no achismo é a forma mais eficiente de perder espaço para a concorrência. Por isso, o uso de Big Data e Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais força.

Poder analisar os dados, identificar os próximos passos do mercado e dos consumidores e se antecipar é um diferencial enorme na atualidade, e permite que as empresas melhorem processos e desenvolvam produtos e serviços que serão consumidos pelo público.

Baixe o guia completo sobre

Big Data

O que é Big Data e Inteligência Artificial?

Big data é o conjunto de dados variados obtidos através de diversas fontes, de forma crescente e volumosa. Esses dados podem ser estruturados ou não, armazenados em uma mesma estrutura de dados ou em estruturas diferentes, sendo organizados e analisados através de softwares.

A Inteligência Artificial é a capacidade dos softwares e equipamentos de processar os dados obtidos por Big Data, analisando-os e identificando padrões e insights capazes de agilizar processos, minimizar erros e maximizar a assertividade na tomada de decisão.

Enquanto a Big Data cuida da obtenção, organização e armazenamento dos dados, a Inteligência Artificial os interpreta em busca de padrões e insights relevantes para que os tomadores de decisão das empresas possam usá-las de acordo com seus objetivos.

Ao combinar Big Data com IA, é possível alcançar níveis aprofundados de análise de dados, e com isso obter informações cada vez mais únicas e relevantes. Entre os níveis de análise possíveis temos:

Sem a Inteligência Artificial, seria impossível fazer essas análises, uma vez que a Big Data por si só não possui ferramentas que possibilitem analisar os dados com tanta profundidade. E nesse caso seria necessário o trabalho humano, que poderia levar anos para encontrar os insights que a IA pode encontrar em horas.

Vantagens do uso de Big Data e Inteligência Artificial

Entre as vantagens de usar Big Data e Inteligência Artificial juntas estão o aumento na capacidade de testes, as possibilidades de aprendizado e experimentação e a melhora nos indicadores estratégicos de gestão.

Mas existem outras vantagens que podem proporcionar diferencial competitivo para as empresas que as aplicam, principalmente se o profissional de Big Data e AI estiver preparado para lidar com os dados.

O desvio padrão é um grau de variação no conjunto de dados analisado e que pode ser muito poderoso quando identificado, pois permite uma tomada de decisão mais eficiente. Um dos usos mais frequentes está sendo na segurança pública, para identificar índices de criminalidade e definir ações mais efetivas.

A previsão baseada em dados é uma das principais vantagens competitivas da atualidade. Ela permite às empresas construir cenários para análise e definir se uma ação ou produto tem potencial ou não de alcançar os resultados desejados, sem a necessidade de executar para depois medir e descobrir.

O conhecimento profundo sobre o padrão de comportamento de um determinado público é uma das informações mais relevantes para o setor de marketing digital, pois ela influencia no processo criativo e na comunicação, ajudando a alcançar o público certo, maximizando os resultados e minimizando os custos.

Um mercado cheio de oportunidades

O crescimento no mercado de Big Data e Inteligência Artificial é evidente e profissionais capacitados podem conseguir boas posições em empresas que adotam essas tecnologias, com salário médio de R$ 7 mil reais.

Para conseguir essas oportunidades é preciso se preparar com cursos de qualidade, seja na graduação, pós ou mesmo os cursos livres mais específicos.

Com nossos cursos você estará preparado para aproveitar todas as oportunidades do mercado de Big Data e Inteligência Artificial. Conheça-os e descubra qual o mais adequado para você.

Baixe o guia completo sobre

Big Data