Big Data em 2023: Qual é o cenário e quais são as tendências?

O Big Data foi um tópico de muita atenção no último ano, e agora, é hora de saber mais sobre quais são as tendências e o cenário para o Big Data em 2023.

Assim, para te ajudar a ficar por dentro dessa área, preparamos um artigo repleto de informações e novidades.

Confira o conteúdo que separamos para você hoje para saber mais sobre as perspectivas acerca desse tema! Aproveite e tenha uma excelente leitura!

Baixe o guia completo sobre

Big Data

O que vimos acontecer desde o Big Data Landscape 2020?

Para quem não está familiarizado com o termo, o Big Data landscape 2020 faz referência a uma representação visual acerca da criação, recepção, processamento e disseminação do Big Data.

Por ter sido um ano onde as soluções digitais como um todo cresceram muito,  2020 marcou uma das épocas mais simbólicas para o aumento da popularidade do Big Data como solução para os mais diversos segmentos.

Desde o Big Data landscape 2020, esse mercado apenas cresceu, chegando a ter uma impressionante previsão de gerar R$14,9 bilhões em receita no Brasil em 2022, segundo dados de um estudo conduzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software.

Foto da tela de um monitor rodando um software de análise de dados
Chegou a hora de falar mais sobre o cenário do Big Data em 2023 | Pixabay

Quais as tendências do Big Data em 2023?

Agora que já entendemos o contexto em que se deu desde o Big Data landscape 2020, vamos para as projeções de como será  o cenário para o próximo ano!

Os dados da pesquisa realizada pela Frost & Sullivan apontam que a projeção é que Big Data e Analytics cheguem a U$8,3 bilhões em 2023, ostentando uma taxa de crescimento composto de 19,2%.

É importante ressaltar, inclusive, que, segundo o mesmo estudo, o Brasil é atualmente o país da América Latina com maior receita nesta área, representando 46.7% no total da receita.

Segundo a International Data Corporation (IDC), o investimento de empresas em transformação digital está crescendo 15,5% anualmente, o que deve se intensificar ainda mais em 2023. 

Nesse cenário, o Big Data acaba acompanhando esse tipo de tendência, por ser uma das ferramentas mais buscadas atualmente por diferentes segmentos.

A análise preditiva nada mais é do que uma forma de estudar dados para identificar riscos ou oportunidades, e assim, realizar possíveis previsões. 

Se tornando uma técnica cada vez mais valorizada para traçar estratégias corporativas, é esperado que o Big Data seja ainda mais impulsionado por conta dessa ferramenta.

Apenas entre janeiro e junho de 2022, o Brasil sofreu cerca de 31,5 bilhões de tentativas de ciberataques, segundo dados divulgados pelo laboratório de inteligência Fortiguard Labs. Por isso, é esperado que o investimento em cybersecurity, outra coisa que é favorecida por meio do Big Data, seja mais uma grande tendência em 2023.

Desde 2018 a ciência de dados vem se mostrando como uma área de grande interesse para estudantes, é o que aponta estudo conduzido pela CarringtonCrisp.

De lá para cá, essa tendência só solidificou, e com o mercado precisando cada vez mais de profissionais desse segmento, é esperado que o Big Data em 2023 se torne ainda mais popular entre os acadêmicos.

Colegas de trabalho assistindo uma apresentação na sala de conferências do escritório
Algumas ferramentas do Big Data vão impulsionar o seu crescimento | Pixabay

Analisando as tendências e os dados trazidos por meio deste conteúdo, é possível perceber que a crescente do Big Data vai seguir firme em 2023!

Com um mercado cada vez mais expressivo, se você está pensando em se profissionalizar nessa área, essa é a hora certa para dar esse passo. E para isso, te convidamos a conhecer o Instituto Infnet!

Baixe o guia completo sobre

Big Data