O Analista de BI é responsável por analisar e tratar dados de uma companhia para contribuir com a tomada de decisões de gestores. Para se tornar esse profissional, é necessário adquirir a certificação correspondente e estudar bastante, investindo em múltiplos conhecimentos.
O mundo dos negócios vem se revolucionando nos últimos tempos, especialmente quando as empresas passaram a tomar decisões baseadas em dados ao invés de apenas em visões corporativas.
E por não ser uma tarefa fácil, a figura do Analista de BI vem sendo cada vez mais requisitada em companhias. Quer entender melhor como se tornar esse profissional? Acompanhe nosso post, pois explicaremos de maneira clara sobre o assunto.
Baixe o guia completo sobre
Business Intelligence
O que é um analista de BI?

Esse profissional é responsável por lidar com as informações de uma companhia, auxiliando-a na tomada de decisões que favoreçam o alcance de bons resultados. Ele trabalha principalmente com dados, investindo o histórico da companhia para analisar eventuais erros que precisam ser evitados e acertos que podem ser aplicados.
O analista de BI trabalha bastante com números, métricas e indicadores, transformando informações de diferentes setores em dados claros que podem ser utilizados em projetos diversos da companhia, como melhora em estratégias de marketing, aumento do desempenho de vendas e muitos outros.
Quando falamos sobre um contexto onde empresas possuem grandes volumes de dados, especialmente as de médio e grande porte, é de extrema importância que haja um profissional capacitado a digerir esses dados e apresentar relatórios e dashboards claros sobre os cenários em que a companhia se encontra.
Como se tornar um analista de BI?
Para se tornar um analista de BI, é interessante cursar graduações voltadas à tecnologia da informação, uma vez que esse curso garante total entendimento de todos os aspectos ligados à compreensão de dados presentes em uma empresa.
Entretanto, é necessário que o profissional adquira, também, conhecimentos relacionados a negócios, como marketing e administração de empresas. Nesse sentido, é comum existirem analistas com experiências mistas, uma vez que dominam competências voltadas tanto à tecnologia quanto ao negócio em si.
Além das competências intelectuais, aqueles que possuírem competências como facilidade em lidar com números, lógica, programação e muito gosto por estudar também podem sair na frente.
Também é importante pensar em certificar-se nesse ramo. Mesmo que o mercado não exija certificações na área de Business Intelligence, os profissionais que se interessarem podem obter o CBIP (Certified Business Intelligence Professional), oferecido pela Transforming Data with Intelligence (TDWI), o Professional Certificate in IBM Data Science e o Microsoft Certified Azure Data Scientist Associate, levando um bom diferencial para seus currículos.

Quais cursos podem ser feitos para se tornar analista de BI?
- Graduação em Ciência de Dados
É uma especialização destinada àqueles que já possuem graduação, onde será possível aprender a dominar a análise, leitura e tratamento de dados de diferentes origens. Aprende-se, também, a transformar dados de redes sociais, celulares e processos corporativos em resultados, com 64 aulas.
- Curso em bootcamp
Atualmente, há três cursos de curta duração que podem ser feitos para aperfeiçoar os aprendizados voltados ao Business Intelligence, sendo eles:
Quanto ganha um analista de BI?
O Analista de BI, segundo o site VAGAS, é de em média R$ 5.661,00, mas pode aumentar bastante com a posse do nível pleno e sênior, momento em que a remuneração pode chegar a mais de R$ 10.000,00. Logo, é uma ótima aposta para aqueles que querem um salário confortável.
Se você gosta de tratar dados e deseja ingressar nesse ramo, não deixe de visitar as opções de cursos que o Instituto Infnet possui sobre o assunto!