O Power BI é usado há bastante tempo para otimizar a organização e monitoramento de dados empresariais. Assim, por ser de imensa utilidade para análise e geração de relatórios, acaba por ser aliado máximo das empresas e analistas de dados.
Das várias maneiras de usá-lo, existe o filtro de datas relativas que pode ser utilizado para segmentar períodos específicos. Desse modo, a organização dos dados pode ser mais objetiva e representar períodos de crescimento ou mudança exponencial.
Quer saber mais sobre o Power BI Data e como utilizá-lo? Então, aproveite o conteúdo que preparamos para você e use essas dicas na sua empresa ou negócio. Boa leitura!

Baixe o guia completo sobre
Business Intelligence
O que é o filtro de datas no Power BI?
O filtro de datas do Power BI é uma ferramenta que separa, em “lapsos temporais” diferentes relatórios. Dizemos diversos porque, ao selecionar um filtro de data específico, aqueles relatórios não “evoluem”, então você tem apenas um período.
Mas, esse não é um problema, pois como dissemos anteriormente, o Power BI é uma das melhores ferramentas de organização de dados existentes, e os seus filtros auxiliam bastante na separação de dados.
Há algumas maneiras de organizar os marcadores, como em pastas ou por seções, mas todas são bastante práticas e intuitivas, como você verá ao longo desse conteúdo.

Por que utilizar esse recurso?
O Power BI Data é um recurso útil aos mais diversos segmentos de uma empresa, desde o marketing digital até o financeiro. Já que ele auxilia a companhia em diversos aspectos, tais como:
- Fluidez de informações;
- Organização de cronogramas;
- Compreensão de etapas de desenvolvimento;
- Elaboração de um projeto;
- Dentre outros.
Assim, para o cientista de dados, que é o profissional em contato direto com esse tema, essa é uma ferramenta imensamente útil e necessária no cotidiano profissional.
Quer saber sobre essa profissão, quanto ganha e como trabalha? Conheça nosso Bootcamp Data Science, Data Analytics & Machine Learning. Aprenda tudo sobre ciência de dados.
Como criar o filtro de datas? São apenas 4 passos simples
Seremos mais específicos agora. O Google Data Studio pode ser usado para três importantes funções, confira abaixo quais são:
1. Primeira etapa: comece pelo visual de segmentação
O filtro de datas funciona igual a todas as outras segmentações da ferramenta, então comece da mesma maneira: criando o visual. Escolha os ícones de data e avance.
2. Segunda etapa: tipo de segmentação
Siga os passos:
- Selecione a segmentação de dados;
- Vá em “Formatar”;
- Em seguida, em “Opções de configurações” >clique em ”Segmentação visual”;
- Modifique o Estilo para “data relativa”;
3. Configurações nas segmentações de data
Para a primeira configuração, você tem as opções:

- Último
- Próximo
- Esse
Na segunda configuração (meio) na segmentação de data relativa, o número define o intervalo de datas relativas.

Na terceira configuração, você escolhe a medida de data. Você tem as seguintes opções:

Na terceira opção você tem:
- Days (dias)
- Weeks
- Semanas (calendário)
- Months
- Meses (calendário)
- Years
- Anos (Calendário)
Dessa forma, pode criar intervalos mais definidos e visualizar o que deseja.
4. Criando um filtro de data relativa
- Arraste um campo de data do painel “campos” para a caixa “filtros nesta página” ou para a caixa “filtros em todas as páginas” no painel “filtros”;
- Selecione “datas relativas” na lista suspensa “tipo de filtro”;
- A partir daí você pode selecionar os valores que mais lhe servem.
Sobre nós: conheça mais do Instituto Infnet
O Instituto Infnet cria cursos em torno da tecnologia e do que está em alta no mercado de Business Intelligence. Temos um blog onde você pode saber mais sobre ciência de dados, análise de dados e muitos outros.
Então, há muito conteúdo para ser explorado em nosso site e blog.