Neste artigo você encontrará:
Trabalhar com dados se tornou bem mais simples com o Microsoft Power BI, e a aplicação pode ser utilizada tanto na versão desktop quanto na versão online. Mesmo que a versão para download tenha mais funcionalidade, o Power BI online pode auxiliar nos momentos em que for necessário visualizar e compartilhar relatórios, dados e dashboards já existentes ali.
E para auxiliar você nessa tarefa, preparamos este tutorial completo e simplificado contendo informações diretamente da Microsoft. Acompanhe a leitura.
Baixe o guia completo sobre
Business Intelligence
Power BI online x versão para desktop
A versão para desktop contém mais funcionalidades do que a versão online, uma vez que é possível formatar e modelar os dados antes de gerar o relatório. Todavia, na versão online, há como extrair informações de diferentes fontes, como a nuvem ou planilhas de Excel, mas esses dados serão utilizados de maneira mais simples do que a versão para desktop permite.
Por exemplo, caso sua empresa queira compilar e organizar o número de vendas feito no trimestre, a fonte desses dados precisará estar otimizada e organizada para que o Power BI online consiga ler, sendo possível realizar essa parametrização no momento em que o arquivo Excel for selecionado dentro do Power BI.
Assim, quando o conjunto de dados estiver pronto para uso, ele poderá ser utilizado para gerar relatórios ou criar dashboard dentro do Microsoft Power BI online.
Quando é recomendado utilizar o Power BI online?
É recomendado utilizar a versão online quando o conjunto de dados estiver otimizado ou quando já houver relatórios e dashboard prontos, momento em que você queira trabalhar com eles para compartilhá-los com outros usuários.
Ainda assim, caso você não tenha certeza se o arquivo Excel que contém os dados está otimizado, poderá, no momento de selecionar o arquivo, abri-lo e organizar as informações, apenas para ter certeza que conseguirá trabalhar com esses dados dentro do ambiente do Power BI.
Quando as informações estiverem organizadas ou quando houver relatórios e dashboard prontos, a versão online será útil, pois você poderá editar esses dados e compartilhar as informações com quem for de seu interesse.
Aprenda como usar o Power BI online
Agora que você já sabe como a versão online do Power BI pode ser utilizada, vamos ao passo-a-passo para realizar essa tarefa.
- Visualizar relatórios
O primeiro passo é visualizar os relatórios, e para isso, você deverá acessar a página inicial do Microsoft Power BI e realizar o login. Caso já tenha cadastro, informe seu e-mail Microsoft e senha e entre na página inicial. Ao fazer isso, selecione o arquivo que deseja importar para que a ferramenta faça a leitura.

- Criando um relatório
Após selecionar o arquivo, você poderá gerar um relatório com o que foi escolhido. E se os dados não estiverem prontos para uso, será possível editá-los na própria página do Excel. Assim, você conseguirá trabalhar com mais tranquilidade. Após essa fase, selecione a opção de “criar relatório” ao lado do arquivo.

- Formatando o relatório
Ao gerar o relatório, você perceberá que a ferramenta apresentará uma tela em branco, e você poderá filtrar as informações que são relevantes para aquela atividade. Essa funcionalidade está ao lado esquerdo da tela em branco, sendo divididas em: filtros, visualizações e campos. Escolha os campos que você pretende mostrar.

Para uma empresa de marketing que usa tráfego orgânico e tráfego pago, será possível extrair informações individuais sobre cada modalidade de tráfego e enviá-las às pessoas responsáveis. Se houver um profissional responsável pelo tráfego pago, por exemplo, não fará sentido receber informações sobre o tráfego orgânico. E vice-versa.
Ao selecionar os dados, você poderá navegar por eles e escolher o que acha relevante. Escolhendo os dados, será possível inclusive gerar gráficos com as informações encontradas e, também, alterar o tamanho das fontes desses dados para que tudo fique organizado no dashboard.
Quando o resultado estiver satisfatório e você já estiver pronto para compartilhar as informações, selecione os endereços de e-mail que serão destinatários e pronto! Eles receberão as informações. Mas atenção: é possível o compartilhamento apenas entre e-mails Microsoft.
O Power BI online contém muitas funcionalidades que podem ajudar na sua rotina ao trabalhar com dados. E se você se interessa por esse assunto, lhe convidamos a conhecer as opções de curso que o Instituto Infnet possui clicando aqui.