O Cloud Computing, também conhecido como serviço de nuvem, tem sido cada vez mais utilizado pelas organizações. E o principal motivo para isso é que essa solução possibilita a todos os usuários o acesso a programas, dados e arquivos de maneira simplificada e remota.
A facilidade oferecida pela computação em nuvem é tamanha, que qualquer pessoa consegue utilizar plataformas cloud – que é um modelo do cloud computing –, como Google Drive e Netflix, sem precisar baixar algum programa no computador. Basta apenas ter uma boa conectividade da internet para acessar os diversos conteúdos onlines.
Quer entender como funciona a plataforma cloud e quais são as 4 principais do mercado atual? Então continue a leitura deste artigo!

Baixe o guia completo sobre
Cloud Computing
Como funciona a plataforma cloud
A plataforma cloud é conhecida como um centro de dados disponibilizado a diversos usuários da internet.
Por meio desse centro, é possível replicar os dados e tornar acessíveis os conteúdos onlines fornecidos por essa ferramenta. No mercado, existem 3 tipos de plataforma cloud, são elas:
Pública
É quando a plataforma oferece serviços de nuvem em uma rede aberta, com finalidade de uso público. Tais serviços podem ser gratuitos ou pagos.
Privada
É quando a plataforma é criada para apenas um usuário – como uma organização, por exemplo –, em um data center privado. Desse modo, o “dono” da plataforma possui o controle total do que é inserido e disponibilizado na nuvem.
Híbridas
É quando os recursos são colocados em uma plataforma cloud pública e é utilizada para alimentar a rede privada – ou vice-versa.

4 Melhores Plataformas cloud
Confira a seguir as 4 melhores plataformas cloud encontradas no mercado atual:
1. Google App Engine
É uma plataforma que tem como objetivo o desenvolvimento e a hospedagem de aplicações no Google. A sua virtualização de aplicações em diversos servidores promove:
- Hardware;
- Conectividade;
- Sistema operacional;
- Serviços de software.
2. RedHat OpenShift
Ideal para desenvolvedores e operadores de TI, a plataforma Red Hat Open Shift apresenta muitas vantagens. Conheça alguma delas:
- Gerenciamento de tecnologias e aplicações híbridas;
- Aceleramento e o desenvolvimento de novas aplicações na nuvem;
- Permissão para que os desenvolvedores implantem os códigos como quiserem.
3. Microsoft Azure Cloud Services
É uma plataforma em nuvem pública da Microsoft, que fornece serviços PaaS (plataforma como serviço), IasS (infraestrutura como serviço), DBaaS (banco de dados como serviço), entre outros.
Além disso, o Azure garante infraestrutura para o sistema corporativo – computação – , gestão financeira, computação e armazenamento, sendo este um apoio tecnológico importante para as empresas.
4. Google Drive
Uma das plataformas cloud mais populares atualmente – possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos.
De fácil manuseio, o Google Drive permite o compartilhamento e armazenamento em nuvem de fotos, documentos, vídeos, entre outros, de maneira segura e confiável. Possui funções gratuitas e outras pagas.
Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conhecer agora mesmo os cursos de Cloud Computing oferecidos pelo Instituto Infnet, referência em educação nas áreas de Tecnologia da Informação!