IaaS, PaaS e SaaS : entenda os modelos de serviço em nuvem

Com o aumento da adoção de soluções em nuvem, é importante entender os diferentes modelos de serviço em nuvem. Atualmente, os três principais modelos disponíveis no mercado são IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço).

Cada um deles oferece diferentes níveis de controle e gerenciamento para os usuários finais. Isso faz com que as empresas escolham a solução que melhor atenda às suas necessidades específicas de negócios e de tecnologia. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona cada um destes modelos, ao longo deste texto vamos explorar mais profundamente cada um deles. Afinal, só assim é possível escolher o que se encaixa melhor em cada empresa.

Baixe o guia completo sobre

Cloud Computing

O que é IaaS?

IaaS (Infraestrutura como Serviço) é um modelo de serviço em nuvem que fornece aos usuários acesso a recursos de infraestrutura, como servidores virtuais, armazenamento e rede. O provedor de serviços em nuvem é responsável pelo gerenciamento desses recursos de infraestrutura, enquanto o usuário tem controle total sobre a configuração e gerenciamento desses recursos.

O modelo IaaS é ideal para empresas que desejam ter controle total sobre o ambiente de computação em nuvem, incluindo o sistema operacional, as aplicações e a segurança. Os usuários podem implantar seus próprios aplicativos e configurar seus próprios servidores virtuais, oferecendo uma opção flexível e personalizada para a infraestrutura de TI da empresa.

O modelo IaaS também oferece escalabilidade e flexibilidade, permitindo que os usuários adicionem ou removam recursos de infraestrutura de forma rápida e fácil, conforme as necessidades de negócios mudam. Além disso, o modelo IaaS pode reduzir significativamente os custos de infraestrutura de TI, pois os usuários não precisam investir em hardware e software caros para hospedar e executar seus aplicativos.

O que é PaaS?

Por sua vez, o PaaS (Plataforma como Serviço) fornece aos usuários uma plataforma completa de desenvolvimento e implantação de aplicativos. O provedor de serviços em nuvem oferece a infraestrutura de software e hardware necessária para hospedar, desenvolver e implantar aplicativos. Enquanto isso, o usuário tem controle total sobre a criação e a personalização desses aplicativos.

O modelo PaaS é ideal para empresas que desejam se concentrar no desenvolvimento e personalização de aplicativos, enquanto o provedor de serviços em nuvem gerencia a infraestrutura subjacente.

O que é SaaS?

Já o SaaS (Software como Serviço) é um modelo em que o provedor oferece aplicativos prontos para os usuários finais. Em vez de instalar e executar o software em seus próprios dispositivos ou servidores, os usuários acessam os aplicativos por meio de uma conexão com a internet. 

Dessa forma, o provedor de serviços em nuvem é responsável pelo gerenciamento de todo o ambiente de aplicativos. Isso inclui a infraestrutura, o sistema operacional e o software de aplicativos. A partir do uso deste modelo, os usuários não precisam se preocupar com a instalação, configuração ou manutenção do software, pois essas tarefas são realizadas pelo provedor de serviços em nuvem. 

O modelo SaaS também é frequentemente utilizado em aplicativos de negócios, como software de gerenciamento de projetos, software de contabilidade ou software de recursos humanos. As empresas podem economizar tempo e investimento significativos ao adotar esses aplicativos prontos para uso em vez de desenvolver seus próprios aplicativos personalizados.

Qual é a diferença entre SaaS, PaaS e IaaS?

Embora todos sejam modelos de serviço em nuvem, IaaS, PaaS e SaaS diferem em relação ao que é fornecido pelo provedor de serviços em nuvem e o que o usuário controla.

Grupo trabalhando junto. Em primeiro plano, um notebook com gráfico crescente na tela.
A adoção dos modelos de Cloud Computing é um investimento que eleva o patamar de qualquer empresa (Foto: Mikael Blomkvist)

Dessa forma, a diferença entre eles é que o modelo IaaS fornece recursos de infraestrutura de TI, o modelo PaaS fornece uma plataforma completa de desenvolvimento e implantação de aplicativos, enquanto o modelo SaaS fornece aplicativos de software gerenciados pelo provedor de serviços em nuvem. 

Cada modelo é adequado para diferentes necessidades de negócios e a escolha depende dos requisitos específicos de cada empresa.

Esperamos que este texto tenha sanado suas dúvidas em relação aos três modelos de soluções em nuvem mais conhecidos do mercado. Porém, caso você queira se aprofundar mais no tema, que tal aprender sobre Cloud Computing com o programa de pós-graduação do Infnet?

Nosso instituto oferece cursos e certificação nessa área, preparando profissionais para trabalhar com as principais plataformas e tecnologias do mercado. Acesse agora o nosso site e saiba mais!

Baixe o guia completo sobre

Cloud Computing