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Muito se fala sobre marketing e negócios nos últimos anos. Isso porque, sem dúvidas os conhecimentos que envolvem a temática vem mudando constantemente com o avanço da tecnologia, gerando novas estratégias. Por isso, a aplicação da análise de dados na tomada de decisão está cada vez mais comum.
O motivo disso é muito claro: se antes era preciso gastar muito para fazer pesquisas robustas com o intuito de entender o público consumidor, hoje é possível fazer isso apenas com a análise de dados oriunda do próprio comportamento do público geral na Internet, o que gera centenas de rastros.
Obviamente, pesquisas com metodologias tradicionais ainda funcionam muito bem. No entanto, como explicado, a análise de dados para a tomada de decisão está mais acessível, visto que mesmo as pequenas empresas têm acesso a insumos incríveis para guiar suas estratégias com base nas preferências do público. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!
![estudante mexendo no celular e notebook](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/09/medium-shot-man-with-laptop-scaled.jpg)
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Data Analysis
Análise de dados na tomada de decisão: realmente é necessário?
De fato, o marketing digital revolucionou a forma com que as empresas e marcas se comunicam com seu público. Há alguns anos era muito difícil mensurar os resultados reais que um comercial publicitário teve ao passar na TV, e hoje já é possível saber tudo sobre uma campanha veiculada nas mídias sociais, por exemplo.
E essa é só uma situação pequena dentre a variedade de dados que existe atualmente. Estamos vivenciando a era conhecida como Big Data, o que significa que um número de dados muito grande é gerado diariamente. Então, sim, mesmo as pequenas empresas, com pouco capital para investimentos, podem se beneficiar da análise de dados para a tomada de decisão.
Além dos dados secundários que já existem em várias fontes, sendo estes caracterizados por pesquisas já feitas e validadas, nos próprios canais de comunicação das empresas é possível ter muitos insights, como informações etnográficas e padrões de comportamento, por exemplo. Tudo isso pode ser utilizado para guiar as estratégias.
![ilustração com pessoas analisando gráficos](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/09/6195525_3156627-1-scaled.jpg)
Sabemos que o mundo dos negócios está se tornando cada vez mais competitivo. Por isso, é muito importante ser assertivo quanto às escolhas que serão tomadas, já que isso afeta todos da equipe de forma geral. Pense: para quê investir em um produto novo sem antes conhecer as preferências do público?
Por exemplo, se você é uma empresa de moda, pode saber ou não se um determinado produto faz sentido para a sua marca, apenas analisando o comportamento e características do seu público. Se você atinge pessoas jovens com idade entre 15 a 20 anos, será que peças tradicionais e extremamente elegantes fazem sentido para esse público? Reflita sobre a suposição.
Que áreas podem se beneficiar?
A análise de dados para a tomada de decisão pode beneficiar todas as áreas de uma empresa, especialmente quando está aliada às próprias experiências dos responsáveis de cada equipe. Normalmente, a tomada de decisão pode ser feita em diversos setores, desde o operacional até as áreas táticas e estratégicas.
Ainda seguindo a linha dos exemplos, para que você entenda o conhecimento, pense em um profissional que trabalha com estoque. Este pode basear suas futuras compras em análises de dados que visam prever cenários, avaliando também o comportamento do público em determinado período.
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Em todo o caso, dados e números concretos são sempre mais confiáveis do que opiniões. Então, vale a pena investir no setor e aproveitar as facilidades da era digital. Confira o passo a passo para ter melhores insights:
- Defina o problema ou situação a ser analisada;
- Gerencie suas fontes de dados e encontre informações relevantes;
- Analise os dados, separando-os em grupos;
- Encontre padrões para chegar às respostas necessárias.
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