Como fazer análise de dados de um questionário?

Com a análise de dados de um questionário é possível identificar padrões, tendências e relações entre as variáveis investigadas, permitindo uma compreensão mais aprofundada das informações.

Neste texto, exploraremos os passos essenciais para realizá-la eficientemente, abrangendo desde a preparação das informações até a interpretação dos resultados, além de dicas de ferramentas de análise. Confira!

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O que é a coleta de dados de um questionário?

Trata-se de um processo de obtenção de informações e respostas dos participantes por meio de um conjunto de perguntas estruturadas. Essas perguntas são cuidadosamente elaboradas para abordar aspectos específicos relacionados aos objetivos da pesquisa.

Como é feita a coleta de dados por meio de questionário?

Por meio de um questionário elaborado de acordo com os objetivos da empresa, as respostas dos participantes são coletadas. As informações são analisadas a fim de servirem de base para elaboração de estratégias e planejamentos internos para produtos e serviços.

Na prática, de forma simplificada, esse tipo de pesquisa funciona da seguinte maneira:

Por que fazer a análise de dados de um questionário?

Esse tipo de avaliação é fundamental para conseguir informações de alto valor e embasar decisões informadas. Ela permite identificar padrões, tendências e correlações entre as respostas dos participantes.

Assim, compreende-se melhor as opiniões, preferências e necessidades do público-alvo de determinada empresa, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria, ajustes e reformulações em estratégias.

No entanto, além das finalidades comerciais, os dados de um questionário podem ser analisados afim de quantificar métricas e dados. Um exemplo é, quando um órgão de saúde envia formulários aos cidadãos para saber sobre o possível alastramento de uma doença.

Passo a passo para a análise de dados de questionários

Essa modalidade de pesquisa segue o mesmo passo a passo de outras conhecidas, como a pesquisa descritiva e a pesquisa do grupo focal. Em todos os casos, a empresa deve:

Usaremos o exemplo de uma empresa de telefonia móvel que deseja avaliar a satisfação de seus clientes com os serviços para explicar como fazer a análise de dados de questionários na prática.

Elaboração do questionário

Defina o objetivo da pesquisa. Nesse caso o propósito seria avaliar a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados por uma empresa de telefonia móvel.

Em seguida, elabore as perguntas do questionário. Você pode incluir perguntas sobre a qualidade da cobertura, atendimento ao cliente, planos e preços, satisfação geral, entre outros aspectos relevantes.

Seleção da amostra

A amostra é a fração de pessoas que participarão dessa pesquisa. Defina a população-alvo, que, seguindo nosso exemplo, podem ser 500 clientes atuais entre os diferentes segmentos (pré-pago, pós-pago, planos empresariais, etc.) da empresa de telefonia móvel.

Envio do questionário

O envio do formulário pode ser feito de diferentes formas, dependendo do modo de atuação escolhido pelos idealizadores e organizadores da pesquisa. Para exemplificar, separamos duas opções mais usadas.

Coleta dos dados

O envio do formulário pode ser feito de diferentes formas, dependendo do modo de atuação escolhido pelos idealizadores e organizadores da pesquisa. Para exemplificar, separamos duas opções mais usadas.

Análise dos dados

Os dados coletados são tabulados e resumidos em uma planilha ou software estatístico. Métricas como média, desvio padrão e porcentagens são calculadas para analisar as respostas de cada pergunta.

Interpretação dos resultados

Os resultados são interpretados com base nas análises estatísticas, identificando padrões, tendências e insights relevantes relacionados à satisfação dos clientes com os serviços da empresa de telefonia móvel.

Principais ferramentas para análise de dados

Existem diversos tipos de armazenamento de dados e cada um possui características e finalidades específicas, adequando-se a diferentes necessidades de armazenamento e análise de dados. Os principais são:

A escolha do tipo de banco de dados depende das necessidades e requisitos específicos de cada projeto. Por isso, um planejamento bem estruturado é essencial.

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