Com a análise de dados de um questionário é possível identificar padrões, tendências e relações entre as variáveis investigadas, permitindo uma compreensão mais aprofundada das informações.
Neste texto, exploraremos os passos essenciais para realizá-la eficientemente, abrangendo desde a preparação das informações até a interpretação dos resultados, além de dicas de ferramentas de análise. Confira!
Baixe o guia completo sobre
Data Analysis
O que é a coleta de dados de um questionário?
Trata-se de um processo de obtenção de informações e respostas dos participantes por meio de um conjunto de perguntas estruturadas. Essas perguntas são cuidadosamente elaboradas para abordar aspectos específicos relacionados aos objetivos da pesquisa.
Como é feita a coleta de dados por meio de questionário?
Por meio de um questionário elaborado de acordo com os objetivos da empresa, as respostas dos participantes são coletadas. As informações são analisadas a fim de servirem de base para elaboração de estratégias e planejamentos internos para produtos e serviços.
Na prática, de forma simplificada, esse tipo de pesquisa funciona da seguinte maneira:
- a empresa cria um formulário com questões predefinidas:
- o setor responsável envia aos participantes selecionados;
- o grupo de pessoas responde às questões e devolve ao remetente;
- os dados coletados são analisados e interpretados.
Por que fazer a análise de dados de um questionário?
Esse tipo de avaliação é fundamental para conseguir informações de alto valor e embasar decisões informadas. Ela permite identificar padrões, tendências e correlações entre as respostas dos participantes.
Assim, compreende-se melhor as opiniões, preferências e necessidades do público-alvo de determinada empresa, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria, ajustes e reformulações em estratégias.
No entanto, além das finalidades comerciais, os dados de um questionário podem ser analisados afim de quantificar métricas e dados. Um exemplo é, quando um órgão de saúde envia formulários aos cidadãos para saber sobre o possível alastramento de uma doença.
Passo a passo para a análise de dados de questionários
Essa modalidade de pesquisa segue o mesmo passo a passo de outras conhecidas, como a pesquisa descritiva e a pesquisa do grupo focal. Em todos os casos, a empresa deve:
- determinar os objetivos da pesquisa;
- elaborar o questionário;
- coletar os dados;
- analisar as informações;
- interpretar os dados.
Usaremos o exemplo de uma empresa de telefonia móvel que deseja avaliar a satisfação de seus clientes com os serviços para explicar como fazer a análise de dados de questionários na prática.
Elaboração do questionário
Defina o objetivo da pesquisa. Nesse caso o propósito seria avaliar a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados por uma empresa de telefonia móvel.
Em seguida, elabore as perguntas do questionário. Você pode incluir perguntas sobre a qualidade da cobertura, atendimento ao cliente, planos e preços, satisfação geral, entre outros aspectos relevantes.
Seleção da amostra
A amostra é a fração de pessoas que participarão dessa pesquisa. Defina a população-alvo, que, seguindo nosso exemplo, podem ser 500 clientes atuais entre os diferentes segmentos (pré-pago, pós-pago, planos empresariais, etc.) da empresa de telefonia móvel.
Envio do questionário
O envio do formulário pode ser feito de diferentes formas, dependendo do modo de atuação escolhido pelos idealizadores e organizadores da pesquisa. Para exemplificar, separamos duas opções mais usadas.
- Enviar o questionário por e-mail.
- Disponibilizar cópias impressas em lojas físicas.
Coleta dos dados
O envio do formulário pode ser feito de diferentes formas, dependendo do modo de atuação escolhido pelos idealizadores e organizadores da pesquisa. Para exemplificar, separamos duas opções mais usadas.
Análise dos dados
Os dados coletados são tabulados e resumidos em uma planilha ou software estatístico. Métricas como média, desvio padrão e porcentagens são calculadas para analisar as respostas de cada pergunta.
Interpretação dos resultados
Os resultados são interpretados com base nas análises estatísticas, identificando padrões, tendências e insights relevantes relacionados à satisfação dos clientes com os serviços da empresa de telefonia móvel.
Principais ferramentas para análise de dados
Existem diversos tipos de armazenamento de dados e cada um possui características e finalidades específicas, adequando-se a diferentes necessidades de armazenamento e análise de dados. Os principais são:
A escolha do tipo de banco de dados depende das necessidades e requisitos específicos de cada projeto. Por isso, um planejamento bem estruturado é essencial.
Agora que você tem uma visão clara e abrangente sobre o mundo da análise e armazenamento de dados, aprenda mais sobre o assunto e se torne um profissional com os cursos do Instituto Infnet de Big Data e Data Analysis. Inscreva-se agora!