Realizar uma análise de dados do Instagram é algo importante para as empresas, já que esta tem sido uma das principais redes sociais utilizadas no marketing digital para captação e interação do público-alvo, independente do tamanho e segmento da companhia.
Porém, não adianta ter apenas um perfil ativo. Para que ela seja utilizada com eficiência é preciso entender se o que está sendo comunicado neste meio atrai as pessoas corretas e gera algum tipo de retorno para a empresa.
É aí que entra a análise de dados, feita por meio da ferramenta nativa na própria rede social, o Instagram Analytics. Nela, é possível obter métricas e os chamados KPI’s (Key Performance Indicator), em português, Indicadores-chave de Performance.
Baseado nestes dados, é possível entender se a estratégia de comunicação e marketing adotada pela empresa no perfil do Instagram tem dado resultados.
Com isso, profissionais que conseguem dominar a plataforma, entregando análises que trazem resultados de crescimento, terão grandes oportunidades no mercado de trabalho. Descubra neste artigo como utilizá-la. Aproveite a leitura!
Baixe o guia completo sobre
Data Analysis
Análise de dados do Instagram: como funciona?
Como já explicamos, a análise de dados do Instagram é realizada pelo Instagram Analytics. Para acessar a ferramenta não é necessário instalar nenhum aplicativo a mais, já que ela está inserida dentro do próprio Instagram.
Porém, é preciso que o perfil seja comercial ou de criação de conteúdo. A migração para estes tipos de conta é feita pelo próprio aplicativo da rede social.
Nos smartphones, o Instagram Analytics pode ser acessado na página do perfil, por meio da aba “Perfil Profissional”, logo abaixo da biografia.
Outra maneira de obter estas informações é acessando o menu disponível no canto direito superior da tela e clicar na opção “Insight”. Esta mesma opção fica abaixo de cada publicação no feed e disponível também em cada story postado.
Além disso, ao acessar a conta Meta Business no computador também é possível extrair uma análise de dados do Instagram.
Ali, as contas do Instagram e do Facebook ficam integradas, mas pode-se obter informações separadas de cada uma das redes sociais.
Quais dados consigo obter com o Instagram Analytics?
Dentro do Instagram Analytics é possível obter dados como perfil dos seguidores, informações sobre os insights das publicações e stories, como alcance e engajamentos, entre outras.
Confira a partir de agora, mais detalhes de como utilizar esta funcionalidade e as razões que fazem esta análise de dados do Instagram ser importante.
Informações sobre o seu público
Uma das principais funções que o Instagram Analytics pode oferecer para a análise de dados é o perfil dos seguidores.
Nesta opção, além de mostrar o crescimento deles a partir de uma determinada data, ele mostra a localização, faixa-etária e o gênero do público da página. Além dos horários e dias que ficam mais ativos no Instagram. Estas informações são relevantes para entender se este público corresponde à persona da empresa.
Por exemplo, se a página do Instagram é de um negócio local, de nada adianta pessoas de cidades afastadas dali estarem seguindo e interagindo com as publicações.
O mesmo raciocínio vale se vender algo para um público de faixa-etária mais avançada e ter muitos seguidores mais jovens.
Visão geral e insights da conta
Na visão geral e em insights da conta é possível visualizar o número de contas alcançadas e o engajamento das publicações. Isso quer dizer que consigo analisar se os seguidores comentaram, compartilharam, curtiram ou interagiram de outras maneiras.
Geralmente, as informações são dos últimos sete dias, mas é possível selecionar qualquer período. Além destes dados estarem disponíveis da conta geral, eles também podem ser visualizados de maneira individual em cada publicação ou story.
O interessante destas informações é avaliar quais publicações trouxeram mais engajamento, o alcance delas, se a frequência das postagens trouxe mais público para a página, se elas atraíram o público certo, entre outras análises.
Com isso, é possível alinhar com o marketing o tom da fala, estilo de cada publicação e a frequência ideal, por exemplo.
Saiba mais sobre marketing digital em nosso artigo: Marketing digital muito além das mídias sociais.
Análise de dados: profissionais devem ser capacitados para interpretar
A análise de dados do Instagram deve ser feita por profissionais competentes que saibam interpretar as informações, além de sugerir soluções para os problemas encontrados. Ao contrário, o Instagram Analytics pode ser uma ferramenta perdida pelas empresas.
A ciência de dados das redes sociais é um campo em ampla expansão. Por isso, se profissionalizar na área é importante.
Assim, o Instituto Infnet oferece a formação Data Science e Big Data. Um curso online e com um material didático rico e dinâmico. Com esta formação, você será capaz de manipular, tratar e analisar dados das mais diversas fontes.
Além deste, diversos outros cursos que podem agregar no campo de análise de dados estão disponíveis em nosso site. São graduações, pós-graduações e outras formações, conduzidas por profissionais capacitados na área. Não deixe de conferir!