Embora muitos possam pensar que dados são todos iguais, isso não condiz com a verdade, já que existem categorias diferentes que são muito relevantes para empresas. Por isso, abaixo explicaremos como fazer a análise de dados quantitativos e qualitativos, dois grupos amplos que podem caracterizar como uma pesquisa deve ser feita.
Se você pretende atuar com Análise de Dados, especialmente na tomada de decisão, projetos de criações ou análises em geral, é muito importante entender a diferença entre os dois grupos, já que uma pesquisa qualitativa fornece informações completamente distintas da pesquisa quantitativa. Para saber mais, continue a leitura!
Baixe o guia completo sobre
Data Analysis
Principais diferenças entre a análise de dados quantitativos e qualitativos
Antes de mais nada, se avaliarmos o nome de cada grupo, entenderemos algumas características sobre eles. Dados quantitativos, por exemplo, diz respeito à quantidade de informações, ou seja, tudo que está relacionado a números. Isso permite que o resultado possa ser facilmente comparado, seja utilizando porcentagens ou gráficos, por exemplo.
Normalmente, as pesquisas quantitativas são feitas com base em respostas fechadas. Com isso, a pessoa ouvida responderá o questionário e o avaliador poderá comparar a resposta com outras, entre opções como A, B ou C, por exemplo, chegando a um ou mais padrões.
Por outro lado, a pesquisa qualitativa, como o nome já indica, vem de qualidade. Nesse caso, podem ser usadas entrevistas abertas, pesquisa com grupo focal, estudos etnográficos, observação comportamental, entre outros métodos que não geram exclusivamente respostas fechadas.
Portanto, a pesquisa qualitativa, na maioria das vezes, envolve maior contato com o usuário, já que este terá a oportunidade de falar sua opinião sobre determinada questão de forma livre. Essas informações podem dizer respeito a sensações, sentimentos, hábitos, preferências ou impressões, o que vai depender do objetivo final do teste.
Passo a passo de como fazer a análise de dados quantitativos
Como você notou acima, a diferença da análise de dados quantitativos e qualitativos é que a primeira opção pode ser mensurada. Com isso, para fazer a análise correta, é preciso:
- Elaborar o questionário e formulários com respostas específicas e claras, seguindo o objetivo da empresa. Pode-se separar um grupo de perguntas para cada questionamento individual;
- Fazer a coleta de dados conforme a amostragem e método definido, seja no formato online presencial;
- Analisar os resultados por meio da tabulação de dados, catalogando as informações em um relatório completo;
- Chegar aos denominadores numéricos que podem responder determinado questionamento, como, por exemplo, a quantidade de pessoas que preferem produto "X", ao invés do novo lançamento "Y";
- Colocar os insights em um dashboard, juntamente à demonstração da ocorrência de cada indicativo.
Passo a passo de como fazer a análise de dados qualitativos
Diferentemente da análise de dados quantitativos, a qualitativa é uma análise mais robusta e detalhista, já que não envolve opções fechadas. Dito isso, conheça mais informações sobre o processo:
- Escolha a metodologia que será utilizada na pesquisa, sendo possível escolher entre observação do público, pesquisa participativa, testes ou entrevistas, por exemplo;
- Após a coleta de dados das informações, a forma mais simples de fazer a análise de dados é criar categorias distintas que permitam agrupamentos
- As categorias podem se relacionar entre si, no entanto, você também pode separá-las de modo hierárquico, conforme o objetivo central da pesquisa. Assim, a organização das informações ocorre de forma mais simples;
- Cruze os dados que realmente são importantes para a empresa. Você pode analisar as respostas de um determinado grupo, encontrar padrões e fazer análises robustas;
- Apresente o relatório de modo a sanar as dúvidas que fizeram surgir a necessidade da pesquisa. Pode-se utilizar trechos de respostas e detalhes específicos para afirmar a conclusão obtida.
Benefícios de fazer a análise
Para uma empresa, a análise de dados quantitativos e qualitativos é muito importante, sendo as categorias um modo de aprofundar ou não determinada avaliação de um cenário. Por isso, é muito importante escolher adequadamente a opção certa, já que promoverá diversos insights interessantes, sendo um insumo para criação de produtos, mudanças de estratégia ou análise de resultados.
Se você quer saber mais a respeito do tema e das possíveis atuações nesse setor, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de Marketing Digital e TI –, que tem diversas opções de cursos, como graduação, pós-graduação, bootcamp e training, para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.