Como fazer análise de dados quantitativos e qualitativos?

Embora muitos possam pensar que dados são todos iguais, isso não condiz com a verdade, já que existem categorias diferentes que são muito relevantes para empresas. Por isso, abaixo explicaremos como fazer a análise de dados quantitativos e qualitativos, dois grupos amplos que podem caracterizar como uma pesquisa deve ser feita.

Se você pretende atuar com Análise de Dados, especialmente na tomada de decisão, projetos de criações ou análises em geral, é muito importante entender a diferença entre os dois grupos, já que uma pesquisa qualitativa fornece informações completamente distintas da pesquisa quantitativa. Para saber mais, continue a leitura!

A análise de dados se tornou parte fundamental para qualquer empresa | Freepik

Baixe o guia completo sobre

Data Analysis

Principais diferenças entre a análise de dados quantitativos e qualitativos

Antes de mais nada, se avaliarmos o nome de cada grupo, entenderemos algumas características sobre eles. Dados quantitativos, por exemplo, diz respeito à quantidade de informações, ou seja, tudo que está relacionado a números. Isso permite que o resultado possa ser facilmente comparado, seja utilizando porcentagens ou gráficos, por exemplo.

Normalmente, as pesquisas quantitativas são feitas com base em respostas fechadas. Com isso, a pessoa ouvida responderá o questionário e o avaliador poderá comparar a resposta com outras, entre opções como A, B ou C, por exemplo, chegando a um ou mais padrões.

Por outro lado, a pesquisa qualitativa, como o nome já indica, vem de qualidade. Nesse caso, podem ser usadas entrevistas abertas, pesquisa com grupo focal, estudos etnográficos, observação comportamental, entre outros métodos que não geram exclusivamente respostas fechadas.

Portanto, a pesquisa qualitativa, na maioria das vezes, envolve maior contato com o usuário, já que este terá a oportunidade de falar sua opinião sobre determinada questão de forma livre. Essas informações podem dizer respeito a sensações, sentimentos, hábitos, preferências ou impressões, o que vai depender do objetivo final do teste.

ilustração de dados e gráficos
Diferentes tipos de pesquisas apresentam diferentes tipos de dados que podem ser cruzados | Freepik

Passo a passo de como fazer a análise de dados quantitativos

Como você notou acima, a diferença da análise de dados quantitativos e qualitativos é que a primeira opção pode ser mensurada. Com isso, para fazer a análise correta, é preciso: 

Passo a passo de como fazer a análise de dados qualitativos

Diferentemente da análise de dados quantitativos, a qualitativa é uma análise mais robusta e detalhista, já que não envolve opções fechadas. Dito isso, conheça mais informações sobre o processo:

laptop com gráficos impressos em papel ao lado
A análise de dados qualitativos pode ser separada em grupos menores | Freepik

Benefícios de fazer a análise

Para uma empresa, a análise de dados quantitativos e qualitativos é muito importante, sendo as categorias um modo de aprofundar ou não determinada avaliação de um cenário. Por isso, é muito importante escolher adequadamente a opção certa, já que promoverá diversos insights interessantes, sendo um insumo para criação de produtos, mudanças de estratégia ou análise de resultados.

Se você quer saber mais a respeito do tema e das possíveis atuações nesse setor, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnetreferência no preparo de profissionais na área de Marketing Digital e TI –, que tem diversas opções de cursos, como graduação, pós-graduação, bootcamp e training, para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.

Baixe o guia completo sobre

Data Analysis

Instituto Infnet Rio de Janeiro. – CNPJ: 00.673.757/0001-46. Rua São José, 90 – 20010-020. | ECDD: Rua do Rosário, 129 – 20041-005. Centro, Rio de Janeiro/RJ .