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Se você acompanha as mudanças no mercado da Análise de Dados, já deve saber que estamos em um momento diferente há alguns anos, sendo este conhecido pelo grande aumento no volume de dados produzidos. O número vem crescendo significativamente a cada dia, o que consequentemente torna necessária a produção de um documento que auxilie no acompanhamento das informações, que é conhecido como plano de análise de dados.
Em outras palavras, o documento nada mais é do que um roteiro para organizar as pesquisas e os métodos de análise para as empresas, evitando assim que a quantidade de dados disponíveis atrapalhe o processo de decisão. No plano de análise de dados é preciso que os direcionamentos sejam claros e objetivos, já que o principal intuito do roteiro é garantir que as principais dúvidas daquele período sejam respondidas.
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Passo a passo: como fazer um plano de análise de dados?
Agora que você entendeu a importância do plano de análise de dados, devemos dizer que todo o trabalho de pesquisa deve ser baseado no rastreamento das atividades e nos resultados que a empresa tem diante do seu público, avaliando comportamentos, tendências e novas possibilidades ou ameaças. Confira o passo a passo para entender como é possível montar um plano de análise de dados assertivo:
- Defina qual será o tipo de pesquisa e o método de análise. Nesse caso, existem 4 tipos de avaliações: descritiva, preditiva, prescritiva e diagnóstica. A primeira delas pode ser feita em qualquer momento, para objetivos específicos. A segunda delas está voltada à obtenção de previsões sobre como algo vai se comportar. Já a prescritiva tem foco maior nas decisões, avaliando projeções. E, por fim, a diagnóstica irá avaliar o cenário de acontecimentos o qual a empresa deseja se manter informada;
- Crie perguntas objetivas e claras para direcionar a análise de dados. Por exemplo, digamos que sua intenção seja saber qual foi o número de vendas de determinado produto no trimestre. Para isso, bastaria acessar as informações relacionadas ao tema. Entendendo a meta, você pode definir qual será o roteiro para chegar a um número ou resposta;
- Em um plano de análise de dados robusto, você pode dividir seus questionamentos em categorias. Por exemplo, se você quer saber qual o número de consumidores estão satisfeitos, você pode elaborar várias perguntas dentro dessa mesma categoria, criando uma categoria seguinte para entender o número de consumidores insatisfeitos;
- Defina qual será o público abordado, a amostragem e o método utilizado, seja entrevistas ou análise por meio da observação. Caso você esteja utilizando os dados secundários para entender determinado cenário, é preciso definir quais serão as fontes utilizadas na pesquisa;
- Coloque seu plano de análise de dados em ação e planeje um documento claro para catalogar os dados, o que vai facilitar a elaboração dos relatórios finais.
Qual a importância de um plano de análise de dados para negócios?
O plano de análise de dados tem potencial de trazer muitos resultados positivos para a empresa a qual será destinado. Isso porque, sem um direcionamento objetivo, é muito fácil se perder na quantidade de informações, sejam elas primárias ou secundárias. Então, é importante seguir um “roteiro” para chegar às respostas desejadas.
Lembrando que uma empresa pode ter planos de análises de dados diferentes para cada objetivo, deixando equipes responsáveis por cada relatório. Como explicado anteriormente existem tipos distintos de pesquisa, por isso, uma empresa pode ter uma necessidade a curto prazo, pensando também em relatórios mais robustos para decisões futuras.
Uma gestão baseada em dados terá maior capacidade de entender seus próprios resultados e as mudanças externas. Então, o ideal é buscar sempre formas de aprimorar a análise de dados, deixando de lado as decisões baseadas em achismo.
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