O que é análise de dados e como se difere da descrição de dados?

Neste artigo você encontrará:

Atualmente, as estratégias utilizadas na monitoração de empresas e na tomada de decisão, tendem a ser baseadas em informações reais que identificam padrões. Nesse caso, existem diferentes tipos de métodos utilizados, sendo um deles muito conhecido: a descrição na análise de dados.

Em palavras simples e resumidas, a descrição está presente dentro do grupo de análise de dados, que consiste em fazer uma leitura assertiva das informações disponíveis, de modo a solucionar problemas e encontrar caminhos para chegar a determinados objetivos.

De forma geral, a análise de dados pode ainda ajudar as empresas que desejam entender o seu desempenho de maneira profunda, seja internamente ou diante do mercado, o que pode garantir que identifiquem-se ameaças e oportunidades de forma mais simples. Existem diversas fontes para coletar dados importantes, desde plataformas de gestão até insights em redes sociais.

ilustração de pessoas trabalhando em equipe
Ser estratégico é ter um olhar analítico sobre as áreas do negócio | Freepik

Baixe o guia completo sobre

Data Analysis

Qual a diferença entre descrição e análise de dados?

Agora que você entendeu um resumo geral sobre o que é a análise de dados, vamos nos aprofundar no conhecimento e falar sobre as vertentes que estão agrupadas no conjunto. Como você pode imaginar, existem milhões de informações diversas na Internet e milhares de informações disponíveis em empresas de médio a grande porte.

Por isso, entre as várias estratégias, a descrição na análise de dados é uma metodologia muito conhecida, sendo esta voltada para as percepções do status que a empresa apresenta no momento. Se o gestor precisa acompanhar as métricas com frequência em um cenário de constante mudança, por exemplo, a análise de dados descritiva faz toda a diferença.

As análises podem se apresentar de diferentes maneiras para a leitura | Freepik

Enquanto a análise de dados de forma generalizada pode atuar sem um único objetivo específico, a descritiva tende a ser objetiva, sendo ideal para entender resultados de vendas, visitas em um site, cliques em uma determinada campanha em mídias digitais… tudo analisado em tempo real.

Isso deve ser baseado em fatos, diferentemente da análise preditiva, que analisa cenários futuros com base em projeções e em padrões estudados. A descrição na análise de dados, ou método descritivo, vai utilizar relatórios, métricas e controle de clientes.

É possível utilizar ambos conhecimentos em uma empresa?

Certamente você já entendeu muito sobre a descrição de dados e a análise de dados, e agora podemos dizer que um conhecimento nunca irá anular o outro. Contudo, ao utilizar um método específico do estudo, é possível direcionar os esforços da equipe analítica diretamente para o objetivo da empresa.

Além da análise de dados descritiva, citamos também a preditiva. Entre elas existe ainda a prescritiva, com foco maior em decisões estratégicas pautadas nas projeções, e, por fim, a diagnóstica, sendo esta responsável por verificar a origem de tal acontecimento, como o nome já indica.

Falar apenas de análise de dados, de um modo geral, pode deixar o conhecimento muito amplo, o que dificulta que a empresa consiga focar nas áreas necessárias. Por outro lado, utilizando as análises específicas para cada momento, é possível realmente ver o estudo de forma estratégica.

ilustração lupa
Analise as informações obtidas e armazene corretamente as mais importantes | Freepik

Não existem regras para aplicar a descrição na análise de dados, sendo possível utilizar vários tipos de análises em um único momento, desde que a empresa tenha equipe suficiente para conseguir mapear os insights e elaborar relatórios completos. Em todo caso, a empresa terá ótimos resultados com cada uma das avaliações, sendo a descritiva uma forma de tomar decisões rápidas, com base nas tendências e últimos acontecimentos.

Se você quer saber mais a respeito do tema e das possíveis atuações nesse setor, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnetreferência no preparo de profissionais na área de Marketing Digital e TI –, que tem diversas opções de cursos, como graduação, pós-graduação, bootcamp e training, para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.

Baixe o guia completo sobre

Data Analysis

Instituto Infnet Rio de Janeiro. – CNPJ: 00.673.757/0001-46. Rua São José, 90 – 20010-020. | ECDD: Rua do Rosário, 129 – 20041-005. Centro, Rio de Janeiro/RJ .