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Uma das maiores questões para todos aqueles que desejam empreender é: como se diferenciar dos concorrentes e ter uma marca, produto ou serviço que ofereça reais vantagens aos consumidores? Sem dúvidas, não existe uma fórmula mágica para determinar isso. Mas, a coleta e a análise de dados são estratégias que hoje fazem a diferença para essa questão.
Há quem goste de números e também há aqueles que não possuem afinidade. O fato é que, independentemente da preferência de cada um, dados e estatísticas são fundamentais para a tomada de decisão assertiva, não somente no mundo dos negócios, como também em tudo que envolve uma escolha.
![mão mexendo em computador mostrando dados](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/09/businesspeople-working-finance-accounting-analyze-financi-scaled.jpg)
Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação: pense que seu maior objetivo no momento é presentear alguém muito especial para você. Com isso, você pode coletar dados sobre a personalidade da pessoa, suas preferências, suas necessidades e desejos.
Após essa etapa, é preciso seguir com a análise das informações que nem sempre precisam estar atreladas aos dados quantitativos (em números). Certamente, verificando alguns aspectos das informações obtidas, seu presente se tornará muito mais assertivo nessa situação, o que permitirá que você cumpra o objetivo traçado.
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Data Analysis
Passo a passo: como fazer coleta e análise de dados?
Posteriormente à introdução que mencionamos acima, agora chegou a hora de entender em detalhes como é possível fazer a coleta e análise de dados para facilitar a tomada de decisão.
Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre os dados primários e dados secundários, sendo a primeira categoria aqueles obtidos pelos próprios pesquisadores das empresas, o que oferece grande possibilidade para criação de novas ideias.
Deve-se considerar também que outras diversas empresas, principalmente as grandes marcas, já investem no setor. Devido a esse cenário, já existe uma grande quantidade de dados disponíveis, sendo estes os dados secundários, ou seja, os que já foram estudados por outras organizações.
Dito isso, pode-se entender que existem, no mínimo, dois caminhos para fazer a coleta e análise de dados. Veja os pontos abaixo e conheça os processos em detalhes:
- Comece estabelecendo o objetivo para a coleta de dados, já que existem diversas formas de conseguir as informações, como em fontes externas ou em estratégias internas, sejam elas por meio de entrevistas ao consumidor ou observação ao público, por exemplo;
- Defina qual será o tipo de abordagem e metodologia usada na pesquisa de coleta de dados. Basicamente, além da pesquisa que envolve números e estatísticas, também existe a opção de coletar informações ligadas aos sentimentos, percepções e etc, sendo esta conhecida como pesquisa qualitativa.
- Registre os dados obtidos da melhor forma, organizando as informações de modo a facilitar a análise posterior. Além disso, para toda a pesquisa é necessário definir qual será a amostragem de pessoas utilizada no estudo;
- O profissional responsável pela coleta de dados deve ser imparcial, coletando as informações reais, sem dar preferência para algo específico;
- Após todas as etapas, com os dados devidamente catalogados, começa a etapa de análise, sendo possível encontrar padrões que respondem às principais perguntas, fazendo com que o objetivo traçado possa ser alcançado.
![mão mexendo no notebook com planilha aberta na tela](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/09/closeup-hands-using-computer-laptop-with-screen-showing-analysis-data-1.jpg)
Quais os benefícios dessas práticas para os negócios?
Se você leu esse artigo até aqui, muito provavelmente entendeu o quanto os dados são importantes para tomar decisões em determinados cenários. Para os negócios, a coleta e análise de dados permite ter um panorama completo sobre os consumidores, os resultados da empresa e as novas possibilidades para inovações.
Muitos empresários afirmam que, hoje, os dados são os maiores ativos de uma empresa. Isso porque, buscando as informações certas com recorrência, é possível entender muito sobre o que pode impactar a empresa positivamente ou negativamente.
Em uma breve pesquisa, pode-se avaliar o número de consumidores satisfeitos e insatisfeitos, as principais reclamações e os principais produtos ou serviços vendidos, por exemplo. Só é preciso lembrar que existe uma infinidade de dados disponíveis, então, é muito importante ter um direcionamento objetivo para não se perder na quantidade de informações.
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![tabela com dados](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2023/09/16440538_v910-aew-001-scaled.jpg)