O que é e como fazer coleta e análise de dados?

Neste artigo você encontrará:

Uma das maiores questões para todos aqueles que desejam empreender é: como se diferenciar dos concorrentes e ter uma marca, produto ou serviço que ofereça reais vantagens aos consumidores? Sem dúvidas, não existe uma fórmula mágica para determinar isso. Mas, a coleta e a análise de dados são estratégias que hoje fazem a diferença para essa questão.

Há quem goste de números e também há aqueles que não possuem afinidade. O fato é que, independentemente da preferência de cada um, dados e estatísticas são fundamentais para a tomada de decisão assertiva, não somente no mundo dos negócios, como também em tudo que envolve uma escolha.

mão mexendo em computador mostrando dados
A análise de dados em um relatório completo I Freepik

Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação: pense que seu maior objetivo no momento é presentear alguém muito especial para você. Com isso, você pode coletar dados sobre a personalidade da pessoa, suas preferências, suas necessidades e desejos.

Após essa etapa, é preciso seguir com a análise das informações que nem sempre precisam estar atreladas aos dados quantitativos (em números). Certamente, verificando alguns aspectos das informações obtidas, seu presente se tornará muito mais assertivo nessa situação, o que permitirá que você cumpra o objetivo traçado.

Baixe o guia completo sobre

Data Analysis

Passo a passo: como fazer coleta e análise de dados?

Posteriormente à introdução que mencionamos acima, agora chegou a hora de entender em detalhes como é possível fazer a coleta e análise de dados para facilitar a tomada de decisão.

Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre os dados primários e dados secundários, sendo a primeira categoria aqueles obtidos pelos próprios pesquisadores das empresas, o que oferece grande possibilidade para criação de novas ideias.

Deve-se considerar também que outras diversas empresas, principalmente as grandes marcas, já investem no setor. Devido a esse cenário, já existe uma grande quantidade de dados disponíveis, sendo estes os dados secundários, ou seja, os que já foram estudados por outras organizações.

Dito isso, pode-se entender que existem, no mínimo, dois caminhos para fazer a coleta e análise de dados. Veja os pontos abaixo e conheça os processos em detalhes:

mão mexendo no notebook com planilha aberta na tela
Tenha um Checklist para tomar decisões assertivas I Freepik

Quais os benefícios dessas práticas para os negócios?

Se você leu esse artigo até aqui, muito provavelmente entendeu o quanto os dados são importantes para tomar decisões em determinados cenários. Para os negócios, a coleta e análise de dados permite ter um panorama completo sobre os consumidores, os resultados da empresa e as novas possibilidades para inovações.

Muitos empresários afirmam que, hoje, os dados são os maiores ativos de uma empresa. Isso porque, buscando as informações certas com recorrência, é possível entender muito sobre o que pode impactar a empresa positivamente ou negativamente.

Em uma breve pesquisa, pode-se avaliar o número de consumidores satisfeitos e insatisfeitos, as principais reclamações e os principais produtos ou serviços vendidos, por exemplo. Só é preciso lembrar que existe uma infinidade de dados disponíveis, então, é muito importante ter um direcionamento objetivo para não se perder na quantidade de informações.

Se você quer saber mais a respeito do tema e das possíveis atuações nesse setor, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnetreferência no preparo de profissionais na área de Marketing Digital e TI –, que tem diversas opções de cursos, como graduação, pós-graduação, bootcamp e training, para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.

tabela com dados
Análise de um dashboard rico com vários dados diferentes I Freepik

Baixe o guia completo sobre

Data Analysis

Instituto Infnet Rio de Janeiro. – CNPJ: 00.673.757/0001-46. Rua São José, 90 – 20010-020. | ECDD: Rua do Rosário, 129 – 20041-005. Centro, Rio de Janeiro/RJ .