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Para traçar estratégias efetivas em campanhas de publicidade, comunicação e relacionamento, as empresas devem realizar, frequentemente, análise de dados no marketing.
Essa não é uma realidade em todas as organizações. Mas é importante ressaltar que somente por meio do levantamento de informações será possível entender se o que está sendo feito neste departamento está convertendo em resultados e em crescimento para a organização dentro da área do marketing digital.
Assim, a análise de dados no marketing, chamada de Marketing Analytics, tem se demonstrado cada vez mais importante diante do volume de dados à disposição da empresa e a necessidade de se comunicar da maneira correta com os clientes.
Para essa função são necessários profissionais capacitados que além de coletarem informações, devem interpretar os dados da maneira correta. Assim é possível a elaboração de relatórios assertivos e úteis para o time de marketing. Entenda mais sobre este tipo de análise e descubra como realizá-la.
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Data Analysis
O que é a análise de dados no marketing, na prática
O marketing engloba diversas estratégias para que a empresa destaque o seu valor e faça com que seu produto ou serviço chegue ao consumidor final.
Por isso, a análise de dados no marketing deve coletar informações de todos os meios utilizados para se comunicar e se relacionar com o público, sejam eles redes sociais, sites, e-mail marketing, campanhas em veículos de comunicação ou no offline, como materiais impressos, outdoors, entre outros.
Cada meio terá a sua própria metodologia de coleta de dados. Por exemplo, as redes sociais, como Instagram e Facebook, possuem as suas próprias plataformas que fornecem informações como perfil do público, alcance das publicações, visão geral da conta, entre outras.
Para o tráfego de sites ou aplicativos, podem ser utilizadas ferramentas como o Google Analytics, que informam as visitas nas páginas, os cliques e comportamento do usuário enquanto ele estava acessando a mídia.
Nos meios offline estas análises podem ser mais complexas. Mas é necessário encontrar maneiras de mensurar o consumo destes materiais e o resultado que estão entregando.
O profissional responsável pelo Marketing Analytics precisará achar maneiras de levantar as informações de forma ampla e, principalmente, saber como transformá-las em inteligência. Avaliando se as estratégias adotadas estão atingindo a persona da empresa, se a comunicação está sendo clara, se os valores da organização estão sendo transmitidos, entre outros pontos.
Isso dará a base para a tomada de decisão do departamento de marketing adequar a comunicação e relacionamento com o cliente, modificando as abordagens.
Atrair o público com conteúdo é uma estratégia comum, hoje, no marketing. Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo: O que é marketing de conteúdo?
Benefícios do Marketing Analytics
Ao adotar a análise de dados no marketing, a empresa poderá ter diversos benefícios. O principal deles é tomar decisões baseadas em informações concretas e não em achismos.
Com isso, haverá campanhas muito mais assertivas convertidas em resultados reais. Confira abaixo outros benefícios:
Alinhamento de estratégias à persona
As estratégias de marketing de uma empresa devem atingir o público-alvo dela, ou seja, a persona.
Por meio da análise das informações levantadas pelo Marketing Analytics, é possível entender se as campanhas de publicidade e propaganda estão atingindo as pessoas corretas.
Só após constatar isso, com dados reais, será possível entender se é melhor manter o que está sendo feito ou alinhar a linguagem e os meios para chegar a elas. Caso contrário, é preciso uma revisão de estratégia no marketing.
Um melhor retorno de investimentos
O ROI (Retorno sobre o Investimento) é uma métrica muito importante em qualquer área. No marketing não é diferente. Fazer marketing é caro, por isso, ele deve ser bem feito. Ao analisar os dados, é preciso entender se aquilo que está sendo investido está revertendo para um lucro real.
Por exemplo, a empresa pode estar investindo muito em anúncios pagos nas redes sociais, mas não necessariamente alcançando o público desejado e convertendo para a compra final.
Ela poderia, por exemplo, estar destinando este dinheiro em outra estratégia ou até mesmo utilizando a otimização orgânica, por meio de um website, por exemplo. Por isso, fazer uma análise neste sentido é importante.
Se destacar dos concorrentes
Quando se adota uma estratégia assertiva no marketing é possível promover o destaque da empresa diante dos concorrentes. É por isso que investir em Marketing Analytics é tão importante. Hoje há muitas informações chegando aos consumidores.
Com isso, é preciso alinhar a mensagem, a clareza dela, levar um conteúdo de qualidade, adotar o design correto para que diante de um mar de informações, a empresa chame mais atenção e converta o cliente para etapa final, a de consumir de fato o produto ou serviço.
Seja um profissional capacitado na área
Agora que você já sabe como é importante realizar a análise de dados no marketing, não deixe de se profissionalizar na área.
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