Pesquisa qualitativa ou quantitativa: qual é a diferença?

Neste artigo você encontrará:

Se você trabalha na área de dados, ou é um pesquisador científico, certamente já ouviu falar sobre as seguintes abordagens para a análise de dados: pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Mas, você sabe qual a diferença entre elas?

Mais do que uma distinção conceitual, entender a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa é importante porque essas estratégias se aplicam a objetivos e áreas distintas. Além, claro, de gerarem resultados diferentes.

Neste artigo, vamos mostrar algumas aplicações dessas abordagens, e quando usar cada uma delas. Vamos lá?

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O que é pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa é aquela focada em valores numéricos que são, por sua natureza, dados estruturados. Por isso, essa abordagem é usada em investigações que privilegiam a medição de algo.

Assim, ao trabalhar com dados como peso, volume, distâncias, tamanho, frequência, custo, entre outros, a pesquisa quantitativa será mais adequada.

Alguns pesquisadores costumam dizer que essa abordagem serve, portanto, para responder às perguntas como “o que?” e “quanto?”. Ela ajuda a quantificar ou mensurar determinado fenômeno.

A partir da análise de dados em uma pesquisa quantitativa, o pesquisador costuma ser capaz de produzir representações matemáticas, como:

O que é pesquisa qualitativa?

Por sua vez, a pesquisa qualitativa é aquela cujo enfoque está em dados qualitativos, contextuais e de características. São, portanto, pesquisas não-métricas, que trabalham com a coleta de dados semi-estruturados e, até mesmo, não-estruturados.

Os dados de uma pesquisa qualitativa podem ser orais ou escritos, e versam sobre motivos, comportamentos, crenças e relações, por exemplo. Logo se vê, são dados menos objetivos, e mais contextuais.

Por esse motivo, no ambiente acadêmico, é comum ouvir que as pesquisas qualitativas servem para responder as perguntas “por que?” ou “como?”. Isto é, se presta a entender as razões e os cenários, de modo mais profundo.

Assim, em pesquisas qualitativas, é comum que se usem métodos como:

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

A principal diferença é que, enquanto a pesquisa quantitativa foca em dados numéricos e objetivos, a pesquisa qualitativa usa dados não-matemáticos, de viés mais profundo.

Mas as distinções entre as duas abordagens vão além, de acordo com o aspecto que se analisa. A tabela abaixo, inspirada na obra “Métodos de Pesquisa”, da Editora UFRGS, ajuda a entender todas as diferenças:

Em quais situações esses dois tipos de pesquisa se aplicam

Agora que você já conhece a diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa, é hora de entender, por meio de exemplos práticos, quando aplicar cada uma dessas estratégias. Para isso, podemos usar um exemplo do mundo corporativo.

Uma pesquisa quantitativa pode se aplicar, por exemplo, quando uma empresa deseja medir as possibilidades de diminuir o custo de um determinado produto. Para isso, o pesquisador pode analisar os dados históricos da compra de insumos para a produção e comparar com diferentes fornecedores.

A partir desse método quantitativo, é testada uma hipótese – a de redução de custo. Os dados coletados são estruturados, e o resultado pode ser apresentado de modo matemático.

Por outro lado, uma pesquisa qualitativa poderia ser útil em um cenário em que a empresa deseja entender os hábitos de consumo e as razões de compra de um determinado perfil de clientes.

Nesse caso, ela poderia ter hipóteses mais amplas – uma lista de possíveis motivações de compra – e aplicar um método de entrevista aprofundada, com um pequeno número de clientes, para desenhar esse perfil.

Conclusão

Como você viu, apesar das diferenças, os dois métodos podem ser úteis, a depender do conjunto de dados analisados. Para aplicar pesquisas quantitativas, no entanto, será necessário ter conhecimentos de análise de dados e estatística, por exemplo.

Mas esse não é um problema. Atualmente, existem cursos de formação 100% EAD, capazes de levar você de um nível básico até o avançado, em pouco tempo. É o caso, por exemplo, do Bootcamp de Data Science, Data Analytics & Machine Learning do Infnet. Com ele, você aprende técnicas e ferramentas para aplicar a análise de dados em pesquisas quantitativas. Não deixe de conferir!

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