Linux: O que é, para que serve e como usar?

Neste artigo você encontrará:

O Linux é um sistema operacional amplamente utilizado por usuários em todo o mundo, especialmente por empresas, uma vez que oferece alta estabilidade e qualidade de navegação.

Para você que busca entender tudo sobre esse sistema, especialmente quando aplicado ao Data Science, fique atento a todos os tópicos a seguir.

GUIA COMPLETO

SOBRE DATA SCIENCE

capa do pdf data science, cientista de dados infnet

O que é o Linux?

O Linux é um sistema operacional de código aberto desenvolvido originalmente por Linus Torvalds, em 1991. Ele é mundialmente reconhecido por sua estabilidade, segurança e flexibilidade, sendo amplamente utilizado em uma variedade de dispositivos, desde servidores e computadores pessoais até dispositivos móveis, sistemas embarcados e supercomputadores.

Ao contrário de sistemas operacionais como Windows ou macOS, o Linux é distribuído sob uma licença de software livre, o que significa que seu código-fonte está disponível para o público e pode ser modificado e distribuído livremente. Essa natureza de código aberto permitiu que uma comunidade global de desenvolvedores colaborasse para o seu desenvolvimento e com inúmeras otimizações ao longo dos anos.

Existem muitas variantes do sistema operacional Linux com diferentes configurações e conjuntos de software pré-instalados. Assim, algumas das mais populares são Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS, Arch Linux e Linux Mint.

O Linux é altamente valorizado no mercado por sua estabilidade, segurança e capacidade de personalização. Dessa maneira, ele fornece um ambiente robusto e confiável para uma ampla gama de aplicativos e oferece vasta opção de ferramentas e bibliotecas para desenvolvedores e usuários finais.

Além disso, é amplamente utilizado em servidores e infraestrutura de rede, impulsionando a Internet e muitos serviços on-line.

Qual a função do Linux em Data Science?

Quando falamos em Linux para Data Science, estamos nos referindo ao uso dessas ferramentas e bibliotecas de ciência de dados em um ambiente Linux. Assim, esse sistema fornece uma plataforma robusta e flexível para executar essas tarefas, permitindo que cientistas de dados e desenvolvedores aproveitem ao máximo as ferramentas disponíveis.

Por isso, vamos listar algumas das bibliotecas e ferramentas populares de ciência de dados no ambiente Linux. Confira a seguir:

Essas são apenas algumas das muitas ferramentas e bibliotecas disponíveis para a ciência de dados no ambiente Linux. Desse modo, a combinação do Linux com essas ferramentas cria infinitas possibilidades para profissionais de ciência de dados e desenvolvedores trabalharem e realizarem análises de dados complexas.

GUIA COMPLETO

SOBRE DATA SCIENCE

capa do pdf data science, cientista de dados infnet

Como utilizar o Linux para Data Science na prática?

Para utilizar o sistema Linux a fim de otimizar os resultados em Data Science, existem alguns passos a seguir. Por isso, listamos os principais abaixo:

Existem várias distribuições Linux disponíveis, como Ubuntu, Fedora, CentOS, entre outras. Assim, escolha uma versão adequada às suas necessidades e instale-a em seu computador.

Existem várias ferramentas populares para análise de dados no Linux. Algumas das opções são: Python, R, SQL, entre outras.

O Linux tem uma poderosa linha de comando, que permite executar comandos e automatizar tarefas. Aprenda comandos básicos do Linux, como ls, cd, cp, mv e grep, para navegar e manipular arquivos e diretórios.

Um IDE pode facilitar o desenvolvimento e a execução de código. Alguns IDEs populares para análise de dados no Linux são o Jupyter Notebook, RStudio e o Visual Studio Code.

Dependendo da linguagem escolhida (Python, R, SQL), aprofunde-se no conhecimento das bibliotecas e ferramentas específicas para análise de dados. Existem muitos tutoriais e recursos online disponíveis para ajudá-lo a aprender a usar essas ferramentas.

Encontre conjuntos de dados relevantes para a sua análise. Existem muitas fontes públicas de dados disponíveis, como repositórios de dados governamentais, dados de pesquisa e plataformas de compartilhamento de dados.

Use as ferramentas e bibliotecas disponíveis para realizar análises estatísticas, criar gráficos e visualizações dos seus dados. Explore diferentes técnicas e algoritmos de análise de dados, como regressão, classificação, agrupamento, entre outros.

Utilize scripts e automação para simplificar tarefas repetitivas e processos de análise de dados. A linha de comando e as linguagens de programação são poderosas nesse sentido.

Crie relatórios, dashboards ou visualizações interativas para comunicar suas descobertas e insights. Existem várias bibliotecas e ferramentas disponíveis para ajudá-lo a compartilhar suas análises de maneira eficaz.

Se você deseja se tornar um especialista na área de dados, o Infnet te ajuda a chegar lá. Somos uma instituição referência no mercado tecnológico. Por isso, inscreva-se aqui em nossa especialização e torne-se um especialista na área!

Baixe o guia completo sobre

Data Science

Instituto Infnet Rio de Janeiro. – CNPJ: 00.673.757/0001-46. Rua São José, 90 – 20010-020. | ECDD: Rua do Rosário, 129 – 20041-005. Centro, Rio de Janeiro/RJ .