As principais linguagens para Data Science

Neste artigo você encontrará:

Data Science, ou Ciência de Dados, é um assunto que tem despertado a atenção de cada vez mais pessoas em nossa sociedade. Trata-se de um campo de estudo que está aos poucos se desenvolvendo e atraindo o interesse não apenas do público em geral, mas também de profissionais que querem se especializar ou aprender mais sobre o tema.

Uma das dúvidas mais comuns de quem está iniciando os seus estudos sobre Data Science é: quais são as ferramentas envolvidas no processo de aprendizagem? Assim como outras tecnologias, a Ciência de Dados se vale de alguns instrumentos para o desenvolvimento de suas atividades, e as linguagens de programação representam um bom exemplo disso.

É por meio de algumas linguagens de programação que o cientista consegue transformar os dados em algo valioso para o negócio ou resolver algum problema específico – uma das principais atribuições dessa carreira. Mas quais são as principais linguagens para Data Science?

GUIA COMPLETO

SOBRE DATA SCIENCE

capa do pdf data science, cientista de dados infnet

Mas o que é Data Science?

Homem negro utilizando 2 computadores e 1 monitor para acompanhar os resultados dos dados coletados
Data Science é a interface entre computação, estatística, matemática e negócios.

Antes de respondermos essa pergunta, vale a pena entendermos o que é Data Science e termos uma compreensão melhor do que faz o cientista de dados.

A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar, fazendo uma interface entre ciência da computação, estatística, matemática e negócios. O trabalho do cientista envolve ações como capturar, transformar, gerar e analisar dados com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da empresa ou para encontrar a solução para algum problema.

Data Science, portanto, tem essa característica de ser uma ciência mais aplicada ao mundo corporativo, embora também possa se desenvolver bem no universo acadêmico. Porém, trata-se de uma carreira que surgiu diante da necessidade de lidar com a quantidade massiva de dados que geramos diariamente como sociedade – o chamado Big Data.

Esse é um termo amplamente utilizado atualmente para fazer referência a um grande e complexo conjunto de dados. Esses elementos podem se caracterizar por 5 Vs: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Assim, Big Data é um dos objetivos de estudo e trabalha do profissional de Data Science.

Principais linguagens para Data Science

Agora que já entendemos o que é a ciência de dados, podemos finalmente listar as principais linguagens para Data Science e como os profissionais costumam utilizá-las.

Python é a linguagem para Data Science mais popular.

A tecnologia é apreciada por conta de sua variedade de uso em compatibilidade com metodologias como deep learning, inteligência artificial e machine learning. E isso só é possível por conta da grande disponibilidade de bibliotecas nativas disponíveis.

image4-2 (1) (1)
Python é fácil de aprender e é muito utilizada em Data Science.

Enquanto Python se destaca por conta de seu propósito geral em Data Science, a linguagem R é mais especializada em análise estatística e geração de visualizações intuitivas. Essa tecnologia foi projetada para suportar quantidades massivas de dados e processá-las para obter insights importantes para o negócio. O diferencial é a capacidade de transformar essas informações em algo visualmente compreensível.

A Linguagem de Consulta Estruturada, ou SQL, é vital para qualquer cientista de dados e serve para manipular os elementos armazenados em um banco de dados.

Como o trabalho desse profissional envolve a constante manipulação de bases de dados, SQL é necessário para qualquer um que se interesse por Data Science.

Ao fundo, banco de dados físico e algumas linhas de código em azul. Em primeiro plano, imagens vetorizadas ilustram componentes de banco de dados virtuais, com destaque para um documento escrito SQL.
SQL é a linguagem usada para manipular os elementos em uma base de dados.

Outras linguagens para Data Science

Se você quer conhecer outras importantes linguagens para Data Science, vale a pena pesquisar sobre as seguintes tecnologias:

Gráfico ilustra quais são as linguagens para Data Science mais populares, com porcentagem de uso de acordo com os anos de 2019 e 2018. Em primeiro lugar, está Python, seguido de R e SQL.
Muitas outras tecnologias estão associadas a Data Science.

Também poderíamos citar outras tecnologias e tendências, como Computação em Nuvem, Internet das Coisas, Text Mining, Machine Learning, Deep Learning e Inteligência Artificial.

GUIA COMPLETO

SOBRE DATA SCIENCE

capa do pdf data science, cientista de dados infnet

Onde aprender Data Science

Se você se interessa por Data Science, vai gostar de saber que há boas opções para aprender mais sobre o tema. O Instituto Infnet, referência na formação de profissionais de tecnologia, oferece cursos de pós-graduação, Training e Bootcamp para os estudantes que querem se especializar.

Confira as seguintes opções relacionadas à Data Science:

Baixe o guia completo sobre

Data Science

Instituto Infnet Rio de Janeiro. – CNPJ: 00.673.757/0001-46. Rua São José, 90 – 20010-020. | ECDD: Rua do Rosário, 129 – 20041-005. Centro, Rio de Janeiro/RJ .