QlikView: O que é, para que serve e como usar?

Neste artigo você encontrará:

Uma das principais ferramentas de BI da atualidade, o QlikView é uma plataforma versátil e de baixo investimento, mas que entrega resultados surpreendentes. Assim, se utiliza do recebimento de dados de diversas fontes e otimiza as informações a fim de ser aplicada em seu negócio.

Se você busca conhecer mais sobre essa importante ferramenta e aplicá-la em seu dia a dia, fique atento a todo o texto, onde iremos explicar exatamente como ela funciona, para que serve e como utilizá-la em Data Science. Confira!

GUIA COMPLETO

SOBRE DATA SCIENCE

capa do pdf data science, cientista de dados infnet

O que é o QlikView?

QlikView é uma aplicação de análise de dados e visualização desenvolvida pela Qlik, uma empresa líder em inteligência de negócios e tecnologia. Assim, é uma potente ferramenta que permite aos usuários visualizar, analisar e comparar dados de forma intuitiva e interativa, a fim de obter insights valiosos para otimizar a tomada de decisões e impulsionar a performance dos negócios.

O QlikView foi desenvolvido para suportar grandes volumes de dados de inúmeras fontes, como bancos de dados, planilhas, programas empresariais e até mesmo dados não estruturados. Dessa forma, ele extrai esses dados e converte-os em uma visualização compreensível, em que a análise pode ser realizada livremente, descobrindo conexões e revelando padrões ocultos.

Uma das vantagens que destacam o QlikView é sua abordagem associativa aos dados. A plataforma permite que os usuários façam seleções com diferentes filtros, como tempo, localização ou categoria de produto, e vejam instantaneamente o impacto dessas seleções em todas as outras visualizações.
Essas possibilidades facilitam a obtenção de insights e o entendimento das relações entre os diferentes elementos dos dados.

Para que serve o QlikView?

O QlikView é uma robusta ferramenta de análise de dados e visualização que possui diversas aplicações em diferentes áreas de um negócio. Por isso, separamos as principais funções que o QlikView detém para auxiliar a sua operação. Confira abaixo:

Como usar o QlikView na prática?

O funcionamento do QlikView, na prática, se dá em quatro etapas: instalação, construção de scripts, criação de nuvem de dados e construção de dashboards. Por isso, fique atento pois explicaremos cada uma delas a seguir.

Em primeiro lugar, é necessário realizar o download no site e executar o arquivo. A versão trial possui 15 dias não consecutivos, uma vez que ele só conta os dias que você realmente utilizou o aplicativo.

Após esse prazo, ainda será possível fazer uso da ferramenta, mas só conseguirá abrir os arquivos gerados pela sua instalação na versão trial.

Todos os projetos otimizados no Qlikview geram scripts que são criados de forma automática. Assim, sua codificação é proprietária, mas semelhante ao VBA, por isso ela é uma ferramenta voltada para o usuário final.

Neste script é realizada a conexão com sua fonte de dados, que pode ser arquivo .txt, .xls ou qualquer tipo de banco de dados de mercado.

Após o carregamento das fontes de dados, o QlikView elabora todo o relacionamento entre eles. Por não fazer uso da abordagem top-down, é possível localizar todo e qualquer dado independente de sua localização na estrutura dos dados.

Nessa etapa você trabalha com os dados conforme sua necessidade. Desse modo, o software disponibiliza fórmulas iguais à do Excel (nome e sintaxe).

Assim, é possível fazer uso de tabelas, listas, dropdowns, gráficos (barra, pizza, linha etc.), além de contar com integração do Google Maps.

Se você busca estar por dentro de tudo que acontece na área de dados e demais tendências do mercado, inscreva-se em nossa especialização agora mesmo. Assim, você será um especialista no assunto!

Baixe o guia completo sobre

Data Science

Instituto Infnet Rio de Janeiro. – CNPJ: 00.673.757/0001-46. Rua São José, 90 – 20010-020. | ECDD: Rua do Rosário, 129 – 20041-005. Centro, Rio de Janeiro/RJ .