Google Play Store: como registrar e enviar um aplicativo

Se você entende sobre desenvolvimento mobile ou simplesmente já teve um celular Android, certamente sabe o que é a Play Store, a loja de aplicativos oficial do Google. Por incrível que pareça, publicar um aplicativo na Google Play Store é mais fácil e rápido do que você imagina. E com as instruções a seguir junto das informações disponibilizadas em cada tela da Play Console, o processo se torna ainda mais tranquilo.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile

Como criar a conta na Google Play Store

O primeiro passo para publicar um aplicativo na Google Play Store é criar a conta de desenvolvedor, também chamada de Google Play Console. Essa conta tem um custo anual de 25 dólares, que pode ser pago via cartão de crédito ou débito.

O processo de criação da conta para usar o Play Console é bem simples e se você já tiver uma conta do Google fica muito mais fácil. Basta seguir as instruções de cada página, que são bem claras e fáceis de serem preenchidas.

É possível criar uma conta pessoal ou de organização. A conta pessoal solicitará informações como:

E a conta de organização solicitará as seguintes informações:

Depois de criar a conta é só enviar seus aplicativos e divulgá-los.

Publicar um aplicativo na Google Play Store é mais fácil e rápido do que você imagina. - Freepik

Como enviar o aplicativo para a Google Play Store

Após criar o seu aplicativo, ter feito os testes e certificar que ele está pronto para distribuição ao público, é hora de enviá-lo para a Google Play Store. Esse processo é bem simples, e pode ser realizado seguindo a sequência abaixo:

Feito isso, você será direcionado ao painel de configuração do aplicativo para os procedimentos finais. Basta seguir o processo conforme as instruções de cada etapa.

O Google Play Console oferece além das opções de configuração do app, informações sobre monetização e downloads.

3 etapas do lançamento de aplicativos no Google Play

O lançamento de um aplicativo na Google Play Store é um processo simples e para obter melhores resultados com seu aplicativo pode seguir essas três etapas.

Preparação do material promocional

A página de apresentação do aplicativo na Play Store é estruturada para ajudar na divulgação do aplicativo, por isso é importante você preparar uma boa descrição, capturas de tela, vídeos e imagens que ajudem o público a conhecer mais sobre o app antes de instalar.

Configuração das opções e carregamento de ativos

Ao configurar o aplicativo na Play Store é possível direcioná-lo para grupos específicos de usuário, tendo como parâmetros país, idioma do aplicativo e a definição do preço que será cobrado em cada país. Também é possível especificar o tipo do app, a categoria e a classificação de conteúdo, o que ajuda ainda mais na segmentação para o público.

Publicação da versão de lançamento

Após estar com todas essas configurações definidas e o aplicativo finalizado, é hora de publicá-lo na Google Play Store. Seguidas as instruções que foram dadas nesse artigo, em poucos minutos seu aplicativo já estará em avaliação.

Se você tem interesse em se tornar um desenvolvedor mobile, o Instituto InfNet pode ajudar na sua formação. Aqui você encontra cursos livres e de graduação que te darão a base prática e teórica para planejar, desenvolver e publicar aplicativos para Android dos mais variados tipos.

Aproveite que o mercado está aquecido e desenvolvedores mobile estão sendo muito procurados para iniciar sua formação e conquistar um espaçoem uma das áreas que mais cresce e que é muito promissora.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile