Aprenda como desenvolver um aplicativo com ferramentas online

Hoje em dia, existem aplicativos de todos os tipos e para as mais diversas finalidades. Por isso, não é exagero dizer que os Apps fazem parte do nosso cotidiano e que, sem eles, perderíamos muito da praticidade que temos. Afinal, agora tudo está a distância de um clique. Seja para efetuar pagamentos, ouvir música ou mesmo pedir algo para comer.

Com um mercado bastante aquecido e uma adesão cada vez maior dos usuários, surgiram várias ferramentas que ensinam como desenvolver um aplicativo de modo online e até gratuito, e o mais interessante é que não é necessário ter muitos conhecimentos técnicos.
Ou seja, se você tem interesse em aprender como fazer um aplicativo, não enfrentará grandes problemas mesmo que não tenha ideia de como ou por onde começar.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile

Mas, afinal, o que é um aplicativo?

Pessoa segurando um smartphone
Reprodução: https://www.pexels.com/

Embora seja uma palavra bastante comum e tenhamos inúmeros instalados em nossos smartphones, antes de saber como fazer um app, é interessante entender do que se trata.

De maneira simplificada, os aplicativos são os softwares utilizados em dispositivos móveis (softwares mobile), o que os diferem dos “programas de computador”. Isto é, eles são desenvolvidos para serem instalados em smartphones, iPads e outros dispositivos – desde que sejam móveis, como tablets, smartwatches e até mesmo alguns videogames.

As categorias de aplicativos cresceram com o passar do tempo, sendo as principais:

É importante saber disso, porque um dos primeiros passos de como desenvolver um aplicativo é justamente definir os objetivos e qual o público-alvo que se deseja alcançar.

Por que aprender como desenvolver um aplicativo?

Há uma infinidade de motivos para aprender como fazer um aplicativo, que vai desde estar presente no mundo digital (se a ideia é criar um aplicativo para o seu negócio, por exemplo), até identificar um problema real e oferecer uma solução ao seu público.

Um ponto que vale destacar é que não faz mal trazer uma solução para o mesmo problema, como acontece muito. Afinal, temos inúmeros aplicativos com o mesmo objetivo. A questão é sempre buscar ter um diferencial para destacar sua ideia da concorrência.

Passo a passo de como fazer um aplicativo

Mulheres desenvolvendo aplicativos
Reprodução: https://www.pexels.com/

Agora que você já está mais familiarizado com o termo e as categorias existentes para a versão mobile, vamos entrar mais a fundo no assunto de como fazer um aplicativo.
Não é nenhum bicho de sete cabeças como parece. Na verdade, há ferramentas que ensinam como criar um app e também aquelas que ensinam até mesmo como criar um app grátis, totalmente online.

Mas antes de colocar as ideias fora do papel, é necessário fazer um planejamento para que o projeto ocorra sem grandes complicações e tenha uma estrutura. Por exemplo, definir o objetivo do app e qual público-alvo quer atingir – como dito anteriormente.
Outros pontos que devem ser levados em consideração antes de criar um aplicativo:

Depois que você tiver todas essas etapas prontas, chegou o momento mais técnico na construção de um aplicativo. E as ferramentas ajudarão muito durante a execução dela.
Confira algumas ferramentas para aprender como criar um aplicativo:

1 – App2Sales

Voltada para comunicação e alcance, a plataforma App2Sales permite criar suas próprias redes sociais, assim como simplifica a parte de personalização, trabalhando com templates.
É possível até conferir o resultado em tempo real.

2 – ShoutEm

Conhecido por ser um construtor de aplicativos com gestão completa de conteúdo, o ShoutEm oferece ferramentas de engajamento e eficientes opções de monetização. Isso significa que você consegue produzir um fluxo de receitas a partir do próprio aplicativo.
Ademais, o construtor de interface disponibiliza diversas opções de personalização.

3 – Fábrica de Aplicativos

A Fábrica de Aplicativos é uma plataforma no-code (que visa criar interfaces intuitivas para os usuários), que promete construir apps profissionais de forma rápida e acessível.

4 – BuildFire

A ferramenta BuildFire utiliza um sistema simplificado, que possibilita criar aplicativo para Android, tendo como base templates prontos. Além disso, você consegue customizar o conteúdo e as funcionalidades de acordo com suas preferências e necessidades.

É possível criar um aplicativo por conta própria ou solicitar a ajuda da equipe BuildFire, mas, nesse caso, é preciso contratar um plano.

5 – GoodBarber

Um dos diferenciais do GoodBarber é ser uma ferramenta de apps nativos (tradicionais), que não precisam de conexão, pois trabalham com ou sem rede de internet.
São sete etapas simplificadas de construção até o App ser mandado para a publicação na Google Play, além de ser possível testar gratuitamente por 30 dias e ter uma equipe de suporte.

Gostou do conteúdo?

Se você deseja se aprofundar mais no desenvolvimento de softwares, como os aplicativos móveis, o Instituto Infnet oferece pós-graduação e outras especializações na área.

Venha conhecer nossos cursos. Com mais de 27 anos no mercado e mais de 20 mil alunos formados, somos a maior faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro!

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile