Como desenvolver um aplicativo para Android?

O desenvolvimento de aplicativos para Android tem se tornado uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado, e saber como conduzir esse processo é fundamental.

Criar um aplicativo para Android não é apenas programar e enviar para a Google Play Store. Se você quer criar um app útil, de qualidade e que seja utilizado e recomendado pelos usuários, vai precisar de planejamento e das ferramentas adequadas. E é isso que vamos dividir com você nesse artigo.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile

10 passos para a criação de um app para Android

Todo desenvolvimento de aplicativo deve seguir um planejamento, por isso, resumimos o processo em 10 passos para que você possa compreender o que está envolvido. Ao longo desses passos, estarão envolvidas atividades de planejamento, design, programação, testes, UX e marketing.

É comum que dentro desse processo surjam dúvidas, principalmente se você estiver iniciando na área de desenvolvimento mobile. Mas, não se preocupe, organizamos as principais nos tópicos a seguir, assim você tira a dúvida e coloca a mão na massa.

Aplicativo Android Nativo ou Híbrido?

Essa é uma das principais dúvidas, já que é possível utilizar uma mesma estrutura de código e assim desenvolver aplicativos mobile para Android usando a linguagem nativa (Java ou Kotlin) ou a linguagem JavaScript, que possibilita criar apps híbridos, que são compilados após o desenvolvimento.

A escolha deve ser feita com base nos conhecimentos de programação e nas funcionalidades necessárias para o aplicativo. E é importante saber que os apps híbridos geralmente são mais limitados em termos de comunicação com hardware e recursos dos smartphones Android.

O que eu preciso para desenvolver um aplicativo para Android?

Você precisará construir o ambiente de desenvolvimento na sua máquina. Em geral, esse ambiente é composto pelo seguinte:

Ao longo da instalação do Android Studio e Android SDK, o sistema será verificado e, caso haja a necessidade de instalar ou atualizar algum serviço ou software específico, o próprio sistema de instalação orientará.

Além do ambiente de desenvolvimento, que serve tanto para aplicações nativas quanto híbridas, você vai precisar de conhecimentos em programação. Mais especificamente a linguagem Java para apps nativos e JavaScript para apps híbridos.

Quais editores de código uso para desenvolver?

Existem diversos editores de código disponíveis no mercado e a maioria deles oferece suporte para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Entre os principais estão:

O importante é encontrar um editor de código que você se sinta confortável e que atenda às necessidades específicas do desenvolvimento de aplicativos para Android.

Consigo desenvolver um aplicativo Android mesmo sem saber programar?

Com o avanço da tecnologia é possível criar aplicativos mesmo sem saber programar, e existem diversas plataformas que permitem isso.

Entre as ferramentas de criação de apps para Android sem precisar programar disponíveis no mercado estão:

Quais cursos indicados para aprender a desenvolver um aplicativo para Android?

Você pode aprender a criar um aplicativo Android tanto em cursos livres quanto em um curso de graduação. Aqui no InfNet temos o curso de Desenvolvedor Java, que ensina a trabalhar com a linguagem de programação base dos aplicativos Android.

Temos também a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é mais completa e ensina diversos outros aspectos do desenvolvimento de sistemas e aplicativos mobile, além, é claro, de como desenvolver um aplicativo.

Se depois dessa leitura você tiver mais certeza de que a carreira de desenvolvedor mobile é para você, venha se preparar no Instituto InfNet para aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile