Como registrar oficialmente um aplicativo

O mercado de aplicativos e desenvolvimento mobile é um dos que mais crescem no setor de tecnologia e, com tanta concorrência e novas ideias, garantir que ninguém copie a sua é algo que não pode ser ignorado. Por isso, o registro de aplicativo deve ser considerado antes mesmo do lançamento.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile

Por que registrar um aplicativo?

O registro do aplicativo é a garantia que o desenvolvedor tem de que a ideia é original, e também, uma forma de resguardar tanto a ideia quanto tudo o que foi criado a nível de código e design contra cópias e fraudes. Ele é feito com base na Lei de Software nº. 9.609/98.

Ao efetuar o registro do aplicativo, os direitos autorais ficam garantidos por 50 anos, em território nacional e internacional, sendo o proprietário do registro o único capaz de autorizar o uso de tudo o que está envolvido nele.

Como registrar um aplicativo?

Para registrar um aplicativo é preciso realizar pesquisa de mercado e seguir alguns passos junto ao órgão competente, que nesse caso é o INPI.

Pesquise sobre concorrentes

Faça uma boa pesquisa de mercado para identificar se existe outro aplicativo com ideia semelhante que possa atrapalhar o seu processo de registro. Iniciá-lo sem ter feito a pesquisa pode resultar em negação do pedido e pagamento de taxas não reembolsáveis.

Junte os documentos necessários

Feita a pesquisa, é hora de organizar a documentação necessária, que é dividida em formal e técnica.

Documentação formal

Documentação técnica

Se houver interesse em proteger os aspectos visuais do aplicativo, adicione a documentação nas telas.


Uma das exigências do INPI para a realização do processo é que a documentação esteja no formato PDF e gravada em um CD ou DVD não regravável e que seja enviada pelos Correios. Além dessa documentação, é necessário pagar as taxas, pois os comprovantes de pagamento precisam ser anexados ao processo.


O processo de registro de aplicativo junto ao INPI é complexo, então optar pelo auxílio de um profissional experiente nesse tipo de registro pode evitar muitos transtornos. Iniciado o processo de registro, basta acompanhar o andamento, responder às questões que surgirem e aguardar a posição final do INPI.

O Brasil é um dos países onde as pessoas passam mais tempo nos celulares, o que torna o mercado de aplicativos mobile muito rentável. - Freepik

Benefícios do registro de aplicativo

Um aplicativo registrado proporciona diversos benefícios para seu proprietário e pode ser uma grande oportunidade para conseguir investimentos e fazê-lo crescer.

Código-fonte protegido

O registro de aplicativo não protege apenas a ideia, mas também o código-fonte escrito para transformar a ideia em aplicativo. Com isso, ele não pode ser reproduzido por terceiros sem as devidas autorizações.

Segurança comercial

A partir do momento que um aplicativo é registrado e passa a ter um proprietário específico, os direitos comerciais ficam restritos a  ele, possibilitando mais tranquilidade nas operações comerciais e financeiras relacionadas ao app.

Credibilidade

Ter um aplicativo registrado transmite credibilidade, e, se o aplicativo for o produto de uma empresa, principalmente startups, isso influencia na decisão de investidores na hora de escolher onde farão os aportes financeiros.

Torne-se um desenvolvedor mobile, registre suas ideias e ganhe o mundo

A carreira de desenvolvedor mobile é uma das mais demandadas no mercado de tecnologia atualmente, e estar bem preparado com conhecimentos técnicos e teóricos é fundamental para aproveitar as oportunidades.

Aqui no Instituto InfNet temos desde os cursos livres à graduação, proporcionando a você o que há de mais atual em aprendizado sobre o mercado mobile. Com professores experientes e uma estrutura de alta qualidade, você aprenderá tudo o que precisa para iniciar a carreira.

Conheça nossos cursos e se surpreenda com o quanto podemos ajudar você a seguir uma carreira em tecnologia!

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile