Desenvolvimento Mobile Multiplataforma x Nativo: aprenda as diferenças e aplicações

Oferecer o melhor produto para os seus clientes e usuários é uma das maiores preocupações de quem desenvolve aplicativos. Para isso, muitos profissionais podem acabar tendo uma dúvida: afinal, é melhor o desenvolvimento mobile multiplataforma ou o nativo?

Para te ajudar a chegar a uma resposta, vamos falar um pouco sobre ambas as formas de desenvolvimento e ressaltar os pontos positivos e negativos de cada uma. Se interessou? Então, é só continuar conferindo o conteúdo para saber mais! Aproveite!

imagem que mostra uma pessoa mexendo no celular
Por mais que os termos confundam a princípio, é fácil diferenciar! - Freepik

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile

Qual a diferença entre desenvolvimento mobile multiplataforma e desenvolvimento mobile nativo?

Quando falamos de desenvolvimento mobile, o assunto em pauta são os aplicativos voltados para celulares e outros aparelhos compactos. 

Tais ferramentas contam sempre com os seus próprios sistemas operacionais, e podemos citar como exemplo os dois mais famosos: Android ou iOS.

Nesse espectro, o desenvolvimento mobile multiplataforma é uma abordagem que propõe aplicativos que sejam feitos para funcionar em qualquer aparelho, independente do seu sistema operacional.

Já o nativo, como o nome sugere, é um desenvolvimento feito para sistemas operacionais específicos, seguindo os diferentes parâmetros e linguagens de cada configuração móvel.

Qual dos dois é melhor para aplicativos mobile?

Para delimitar se é melhor o desenvolvimento mobile multiplataforma ou nativo, partimos da perspectiva de dois diferentes objetivos para traçar as respostas mais lógicas.

Confira a seguir como saber quando usar cada uma dessas abordagens!

Considerando a experiência do usuário

Quando o objetivo é prezar pela melhor experiência do usuário, o desenvolvimento mobile nativo é o mais indicado

Isso ocorre porque, sendo essa abordagem focada em se enquadrar de forma mais aprimorada em um sistema operacional específico, a sua performance tende a ser mais personalizada e funcional.

Como o desenvolvimento mobile multiplataforma precisa ser mais versátil nesse sentido, suas configurações podem acabar funcionando melhor em certos sistemas do que em outros, o que, por sua vez, tem a chance de prejudicar sua funcionalidade.

Considerando o tempo de desenvolvimento

Por outro lado, se o objetivo é que o tempo de desenvolvimento seja mais rápido, a melhor opção é o desenvolvimento mobile multiplataforma

Isso porque, justamente por conta da especificidade e da questão técnica da abordagem, ele requer conhecimentos mais centralizados e pode demandar uma especialidade maior em um sistema operacional ou outro.

Já o desenvolvimento mobile multiplataforma tende a ter uma configuração mais simplificada, e assim, o tempo de construção dos aplicativos costuma ser mais dinâmico por meio dessa perspectiva.

Você se interessa por essa área? Já pensou em se profissionalizar nela? - Freepik

Se torne um desenvolvedor profissional por meio do Instituto Infnet!

Diante do que trouxemos neste artigo, você pode perceber que depende muito de quais são seus objetivos com cada projeto para decidir qual é a melhor abordagem para desenvolvimento mobile. 

Esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o desenvolvimento mobile multiplataforma e sobre o nativo! Este é um assunto muito rico em detalhes, e por isso, é cada vez mais importante buscar se profissionalizar nessa área.

Caso você esteja pensando em estudar mais sobre o desenvolvimento de sistemas e outros segmentos da tecnologia, o Instituto Infnet pode ser o que você está buscando!

Contamos com uma diversa cartela de graduações, pós-graduações e outros programas focamos nas mais diversas áreas do universo tecnológico. Clique aqui para conhecer mais sobre nós!

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile