O que é um aplicativo?

Aplicativo, ou app, abreviatura para o termo em inglês application, é um software que pode ser instalado em celulares, smartwatches, Smart TVs e outros dispositivos inteligentes.

Ele pode ser gratuito, pago ou freemium – onde você pode baixar e instalar gratuitamente, mas precisa pagar para liberar funções. A categoria mais comum de aplicativos freemium são os jogos.

Seja para dispositivos com Android ou iOS, existem milhares de aplicativos distribuídos nas mais variadas categorias, para todo tipo de público e necessidades.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile

Categorias dos aplicativos

As categorias de aplicativos são uma forma de classificar a finalidade de cada um e auxiliar o público na hora de procurar dentro da loja de apps.

Serviços

Categoria onde estão aplicativos que oferecem serviços de utilidade pública, como Uber, Sem Patrão, e outros apps de delivery e frete.

Utilitários

São aplicativos que resolvem um problema pontual de forma rápida, como calculadoras, calendários, relógios entre outros.

Comércio

São aplicativos onde é possível comprar produtos online, como Shopee, Amazon, Magalu, Submarino e vários outros.

Lifestyle

São os aplicativos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas,  seja com rotinas de exercícios físicos ou conteúdos de autoajuda. Nike+ Training Club, Runtastic e Life360 são alguns deles.

Finanças

São os aplicativos que ajudam no controle financeiro, tanto de pessoas quanto de empresas. Nessa categoria estão incluídos os aplicativos dos bancos. Monefy Pro, Finanças Pro, Nubank, Serasa e Inter são alguns dos aplicativos nessa categoria.

Produtividade

Aqui entram os aplicativos que ajudam a manter uma rotina eficiente, focada e que seja positiva para a saúde física e mental. Nessa categoria muitos aplicativos também são considerados utilitários, como IFTTT, Evernote, Slack, Pocket, Notion entre outros.

Os jogos são uma das categorias que envolvem os recursos mais sofisticados no processo de desenvolvimento e são um dos mais baixados

Jogos

Uma das categorias mais famosas das lojas de app, ela dispensa apresentações. Possui o maior número de apps dentro das lojas e com uma variação muito grande de tipos e mais baixados. Subway Surfers, Garena Free Fire, Candy Crush Saga e Roblox figuram com frequência na lista de mais baixados.

Entretenimento

Outra categoria que dispensa apresentação e que concentra os principais apps da atualidade: os de streaming. Prime Vídeo, Netflix e Globoplay são alguns desses aplicativos. E podemos colocar nessa categoria os apps de redes sociais, como Instagram e TikTok por exemplo.

Informativos

São os aplicativos de jornais, revistas, e-readers onde é possível obter informações atualizadas ou ler conteúdos digitais. Kindle e Globo.com são alguns exemplos.

Principais plataformas de aplicativos

Hoje existem duas plataformas onde é possível encontrar praticamente os mesmos aplicativos: Android e iOS. Cada uma dessas plataformas possui o próprio “app para baixar apps”, que já vem instalado por padrão em cada aparelho.
Nas plataformas de aplicativos é possível encontrar apps tanto para celulares quanto para outros dispositivos inteligentes, como TVS e relógios, por exemplo.
No Android, a loja de aplicativos é a Google Play Store, enquanto no iOS é a App Store. Um detalhe importante é que essas lojas possuem padrões específicos para permitir que um aplicativo seja distribuído. Por isso, é fundamental conhecer bem cada uma delas antes de começar a desenvolver um aplicativo, seja para Android ou iOS.

Um aplicativo pode integrar diversas tecnologias e fazer uso de recursos nativos dos aparelhos onde estão instalados

Como um aplicativo é constituído

O aplicativo, quando enviado para a loja, é um pacote com instruções a serem executadas a cada comando do usuário. Mas, antes de se tornar esse pacote que habita os celulares, ele é um conjunto de códigos e dados distribuídos em arquivos e estruturas capazes de gerar telas, interpretar ações, armazenar dados e até interagir com o usuário em alguns casos.

De maneira mais técnica podemos dizer que um aplicativo é constituído de programação, banco de dados, design e experiência do usuário. Se você se interessa pelo assunto e pensa em se tornar um desenvolvedor mobile, o Instituto InfNet tem os cursos que você precisa.

Da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas até a pós-graduação em Desenvolvimento, Engenharia e Arquitetura de Software, você encontrará conteúdos atuais e preparados por especialistas, com o objetivo de garantir a melhor formação.

Não perca tempo, venha conhecer mais sobre nossos cursos e se tornar um desenvolvedor mobile pronto para atender as demandas crescentes do mercado.

Baixe o guia completo sobre

Desenvolvimento Mobile