O mercado de trabalho é competitivo e, por isso, cada vez mais pessoas têm migrado para a área da tecnologia, procurando cursos de DevOps. Mas se você ainda não conhece esse segmento, saiba o que é DevOps e como trabalhar na área, conhecendo 4 tipos de curso para se tornar referência.
Baixe o guia completo sobre
DevOps
O que é DevOps?
O DevOps mistura “desenvolvimento” e “operações”, mas é mais do que isso. Representa uma cultura que permite que especialistas do desenvolvimento e operações trabalhem juntos, ainda que sejam historicamente reconhecidos como grupos “rivais”.
Hoje, sabe-se que os dois tipos de profissionais têm o mesmo objetivo: entregar uma tarefa bem feita, então por que não integrá-los em um time? Isso torna o trabalho mais fluido e otimiza tempo, trazendo resultados positivos de forma rápida.
Quais são as áreas de atuação de um DevOps?
Um especialista em DevOps pode trabalhar em diversas áreas. Conheça algumas possíveis atuações desses profissionais.
- Planejamento: O DevOps organiza e planeja o projeto, distribuindo as atividades, agendando reuniões e verificando as tarefas do Sprint (cada etapa do projeto);
- Alinhamento de equipe: Como um profissional que entende a necessidade de todos os integrantes, atua no alinhamento do time;
- Atuação geral: Ao se envolver em um projeto, o DevOps faz serviços gerais, desde ajudar a escrever códigos, revisar, implantar o software ou inovação tecnológica e monitoramento do mesmo, além de possíveis correções.
Qual é o salário de um DevOps?
Como se tornar um DevOps?
Com a internet, é possível encontrar diversos cursos, de curta e longa duração, sobre DevOps. Mas antes de estudar sobre o assunto, leve em consideração as responsabilidades da área e analise se seu perfil é compatível. Confira qualidades que um DevOps precisa ter:
- Agilidade, visto que essa metodologia visa encontrar soluções de forma rápida;
- Boa autogestão, já que os trabalhos têm prazos fixos;
- Boa comunicação, considerando que é preciso realizar reuniões, aplicar feedbacks e sugerir melhorias.
- Bom trabalho em equipe, integrando desenvolvedores e operadores no mesmo time.
Tendo todas essas características, conheça alguns cursos sobre DevOps e aprenda mais sobre essa profissão.
Melhores cursos de DevOps
Com a internet, é possível encontrar diversos cursos, de curta e longa duração, sobre DevOps. Mas antes de estudar sobre o assunto, leve em consideração as responsabilidades da área e analise se seu perfil é compatível. Confira qualidades que um DevOps precisa ter:
- Bootcamp
Diferente de alguns cursos ou instituições de ensino, que têm aulas mais lentas, o bootcamp permite que o estudante desenvolva as skills necessárias de forma mais rápida, através de atividades imersivas e produtivas. Aprende-se, na prática, mas também com base na teoria, ideal para quem quer mudar de carreira ou aprender sem longas introduções.
- Pós-graduação
Para quem já entende de programação ou já trabalha em alguma área do TI com formação universitária, é possível procurar uma pós-graduação no segmento de DevOps. Depois do modelo EAD se tornar popular, as instituições de ensino aumentaram muito seu leque de graduação e pós-graduação online.
- Cursos Livres
Caso você esteja mudando de área, ou seja, sua formação acadêmica é em outra área, pode escolher os mais diversos cursos livres na área de DevOps. Para realizá-los, o interessado não necessariamente precisa ter ensino superior, mas vontade de aprender sobre o assunto que se propõe.
- Graduação
Assim como no caso de pós-graduação, é possível estudar de forma online ou presencial. O Instituto Infnet tem graduação em tecnologia da informação que cobre DevOps e muito mais. Caso você tenha mais tempo para se desenvolver, pode optar pela graduação, aliando-a a cursos livres e bootcamps.
Como saber se um curso de DevOps é bom?
Para saber se o seu curso é bom, analise se ele é reconhecido pelo MEC ou outras instituições educacionais que avaliam conteúdos educativos. Em caso de cursos livres, verifique se há a emissão de certificados.
Sempre procure informações sobre professores e tutores. Assim, você pode estudar tranquilo, sabendo que está nas mãos de profissionais qualificados. O Infnet, por exemplo, tem diversos cursos e graduações na área de tecnologia, todos reconhecidos pelo MEC.