5 Melhores ferramentas de DevOps

Existem diversas ferramentas de DevOps disponíveis hoje em dia, e cada qual serve para um tipo de ação além de auxiliar em demandas genéricas ou específicas.

No entanto, devido às possibilidades e opções no mercado, por vezes se torna difícil saber quais são as melhores ferramentas para utilização em suas demandas de DevOps. Caso essa seja a sua dúvida ou esteja em busca de dicas úteis para a sua rotina profissional ou acadêmica, confira o material abaixo.

Baixe o guia completo sobre

DevOps

O que é DevOps?

DevOps é a junção de culturas e ferramentas que aumentam a capacidade de fornecimento de serviços e tecnologias de uma empresa, visando melhorar os seus produtos, atendimento, agilidade e metas. 

Para o que servem as ferramentas de DevOps?

As ferramentas de DevOps possuem diversas funções, sendo, muitas vezes, necessário utilizar mais de uma delas para desenvolver um único projeto. Essas ferramentas podem servir para:

Melhores ferramentas utilizadas em DevOps e suas funcionalidades

A melhor ferramenta pode ser variável conforme o seu objetivo, preferências pessoais e projetos. Por isso, é válido testar algumas opções para encontrar a que você melhor se identifica.

No entanto, existem algumas ferramentas padrões, utilizadas e apreciadas por muitos profissionais da área e que contam com boas avaliações. Confira abaixo.

O Git é uma ferramenta de gerenciamento de código-fonte que viabiliza o acompanhamento do andamento e desenvolvimento do projeto. Com essa ferramenta, é possível salvar versões diferentes do código-fonte. Ela requer ainda um repositório hospedado, como o Github, que pode ser acessado por mais membros de uma mesma equipe.  

O Docker é uma das ferramentas de desenvolvimento mais utilizadas na área de desenvolvimento do DevOps e serve para realizar a conteinerização com segurança e agilidade independente da plataforma, automatizando as implantações de aplicativos.

A Vagrant é uma ferramenta de gerenciamento que permite aos desenvolvedores criarem ambientes virtuais paralelos em um mesmo fluxo de trabalho, já que, com ela, é possível trabalhar com diferentes sistemas operacionais, como:

Além disso, ela pode ser integrada para utilização conjunta com ferramentas como:

Jenkins é uma ferramenta de automação do DevOps popular e muito bem avaliada. Ela se trata de um servidor de código aberto que auxilia no processo de automatização do pipeline de entrega e conta com mais de mil plugins (mais de 1 mil), sendo integrada a inúmeras outras ferramentas relacionadas.

Além disso, a Jenkins permite configurações e personalizações do pipeline de CD conforme as necessidades do programador do projeto. Essa ferramenta pode ser executada pela maioria dos sistemas operacionais: Windows, Linux e macOS X.

O monitoramento é a etapa em que se identifica e coleta informações sobre problemas e sucessos após o lançamento efetivo do software no ambiente de produção. Para isso, o Nagios é uma das ferramentas mais indicadas, já que permite monitorar sua infraestrutura em tempo real, identificando ameaças à segurança e detectando interrupções e erros. 

O Nagios é gratuito, compatível com os principais sistemas operacionais e tem código aberto. Além disso, conta com funções úteis, como:

Agora que você já conhece as principais e melhores ferramentas para DevOps e sabe quais são as suas funções e utilidades, baixe-as e comece a estudar sobre elas para otimizar a estruturação e desenvolvimento dos seus projetos. Além disso, continue se aprimorando na área por meio de cursos e treinamentos específicos que agregarão à sua carreira. Compartilhe este conteúdo com um colega da área de DevOps e ajude ele também!

Baixe o guia completo sobre

DevOps