O que é Docker em DevOps?

Buscando sempre melhorias constantes com agilidade, o DevOps tem feito bom uso do Docker, que garante alto desempenho de softwares. Isso é possível porque ele é uma plataforma de contêineres e do tipo open source. 

Mas se tudo isso parece muito novo e você quer conhecer melhor os benefícios do Docker em DevOps, continue a leitura, que explicamos o que é Docker, como usá-lo e mais.

Baixe o guia completo sobre

DevOps

O que é Docker?

O conceito do que é o Docker surgiu com uma empresa de hospedagem, que usava contêineres para executar códigos de programação de seus usuários. Com o tempo, a empresa tornou o Docker em uma plataforma capaz de gerenciar vários contêineres ao mesmo tempo. 

O Docker pode ser um projeto open source, ou seja, de código aberto, bem como as ferramentas desse projeto ou todos os recursos que o regem para sua execução. Por isso, recebe o nome de plataforma contêiner. 

Isso significa que o software do time de DevOps, bem como todas as suas versões, podem ser executadas em qualquer ambiente, até mesmo em nuvem. Isso permite que todo trabalho de TI possa ser feito remotamente, de forma mais ágil. 

Para o que serve o Docker em DevOps?

O Docker serve para separar processos, o que, em DevOps, é uma grande vantagem, visto que cada um pode trabalhar em seu Sprint sem comprometer o trabalho dos outros membros da equipe. Ou seja, todos os processos podem ser executados de forma independente, mantendo a segurança do sistema e sua infraestrutura. 

É devido à plataforma que um software que funciona no Windows também é capaz de rodar em macOS e Linux, por exemplo. Apesar dessa separação, o Docker tem diversas ferramentas que possibilitam o desenvolvimento conjunto do software, por isso, é muito usada em DevOps. 

Homem mexe no símbolo de DevOps, que salta do monitor à sua frente. Imagem vetorizada.
Com o Docker, pode-se fazer vários uploads de forma simultânea, sem consumir grandes recursos do hardware em nuvem ou físico

Qual é a utilidade do Docker em DevOps?

Por apresentar ambientes independentes de trabalhos, os analistas são capazes de configurar ou alterar o ambiente de produção do software de forma mais eficiente e segura, sem os riscos de comprometer o trabalho do restante da equipe. 

Outro fator útil do Docker em DevOps é a rapidez das aplicações, considerando que não é necessário lançar o servidor inteiro para testar apenas uma parte do software. Como a tecnologia é de contêineres, basta o desenvolvedor abrir um novo contêiner e subir sua parte do trabalho para submetê-la a testes. 

Quais são os benefícios do Docker em DevOps?

Quando se trata do desenvolvimento de um software, pode-se dividir o trabalho em fases, como planejamento, teste, homologação, produção, lançamento, monitoramento, entre outros. Dessa forma, o Docker trabalha como uma máquina virtual que transporta todos os trabalhos do time, mas de forma separada. 

Confira quais os benefícios do seu time de TI usar o Docker, principalmente focando em DevOps. 

Como o DevOps preza a rapidez nos processos, mas, ao mesmo tempo, que tudo seja feito da melhor forma possível, utilizar o Docker é essencial para garantir que todos os prazos sejam cumpridos.

Conhecendo mais sobre essa ferramenta, que tal aprofundar seus estudos de TI com os cursos do Infnet Training ou com graduação e pós-graduação no Instituto Infnet? Oferecemos os melhores cursos, desde marketing digital e jogos, até tecnologia da informação, ciência de dados e engenharia de software e da computação

Baixe o guia completo sobre

DevOps