Cada vez que a tecnologia avança, novos termos, conceitos e métodos vão surgindo. Nos últimos anos, muito se fala sobre SRE e DevOps, sendo o primeiro basicamente uma abordagem da engenharia de software muito importante para o gerenciamento e automatização de tarefas.
A prática é muito útil, pois permite que a criação de softwares e outras soluções tecnológicas aconteça de forma escalável, o que consequentemente aumenta a produção do time, sendo possível que os responsáveis possam administrar o sistema com segurança. Para saber mais, siga a leitura!
Baixe o guia completo sobre
DevOps
Qual o significado de SRE?
Antes de mais nada, precisamos explicar o que significa SRE. A sigla é a união das palavras “Site Reliability Engineering”, que basicamente significa Engenharia de Confiabilidade de Sites.
Em resumo, essa abordagem permite que os profissionais da área de criação possam utilizar softwares modernos para criar novas soluções e gerenciar sistemas de produção.
O conceito foi criado pela equipe do Google, o que oferece ainda mais confiabilidade para a implantação. Diferentemente de outros modelos, com o SRE os funcionários vão buscar sempre novas maneiras de aprimorar o que já está sendo feito, gerando aprendizado constante, importante prática de DevOps.
É comum que as equipes de SRE utilizem o SLA, o SLI e o SLO. Entenda o significado e a importância de cada uma dessas siglas:
SLA (Acordo de Nível de Serviço)
O acordo de nível de serviço é um contrato formal estabelecido entre um provedor de serviços e seus clientes, definindo os níveis de serviço esperados. Nele, são estipulados parâmetros e métricas fundamentais para garantir a qualidade do serviço, como tempo de atividade, tempo de resposta e tempo de resolução.
Além disso, o SLA define as responsabilidades de ambas as partes, delineando o que é esperado do provedor de serviços e do cliente em relação ao suporte e ao desempenho do serviço. Também inclui mecanismos para monitorar o desempenho e impor penalidades em caso de violação dos termos acordados, garantindo um compromisso mútuo de desempenho e satisfação.
SLI (Indicadores de Nível de Serviço)
Os indicadores de nível de serviço são métricas quantitativas usadas para medir o desempenho de um serviço ou sistema específico. Eles fornecem uma medida objetiva do estado atual do serviço em relação a aspectos como tempo de resposta, disponibilidade, taxa de erro e latência.
Os SLIs são coletados por meio de instrumentação e monitoramento apropriados, utilizando ferramentas de registro e monitoramento de dados. Essas métricas-chave oferecem uma visão clara do desempenho do serviço, permitindo a definição de metas e orientando melhorias na confiabilidade e qualidade do serviço prestado.
SLO (Objetivos de Nível de Serviço)
Os objetivos de nível de serviço são metas específicas estabelecidas para um Indicador de Nível de Serviço (SLI) particular. Eles descrevem o nível de desempenho desejado para um serviço, alinhado com os termos do Acordo de Nível de Serviço (SLA).
Os SLOs são definidos levando em consideração as necessidades e expectativas dos clientes, bem como as capacidades do provedor de serviços. Essas metas devem ser realistas e alcançáveis. Os SLOs são monitorados continuamente para avaliar se estão sendo atendidos, permitindo ajustes quando necessário para melhorar o desempenho e manter-se dentro dos limites acordados no SLA, visando garantir a satisfação do cliente.
Qual a relação entre SRE e DevOps?
Sabe-se que em DevOps o principal intuito é otimizar o tempo e automatizar tarefas, pois isso permite que as entregas aconteçam de maneira mais rápida, sem que isso coloque em risco a segurança e a qualidade da solução tecnológica.
Por isso, a relação de SRE e DevOps é muito simples: em suma, o SRE será de grande auxílio para que as equipes consigam realizar lançamentos sem comprometer a confiabilidade do serviço oferecido, deixando os ciclos de desenvolvimento mais rápidos com o auxílio dos engenheiros de confiabilidade.
Dessa forma, o excesso de trabalho operacional pode ser solucionado, permitindo que os funcionários tenham o tempo necessário para buscar alternativas em conjunto, visando sempre encontrar ferramentas de automação para tornar o término das tarefas mais fluido.
Caso você tenha gostado de aprender um pouco até aqui e queira se especializar, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar. Confira nossos programas abaixo!