Quando o assunto são tendências tecnológicas, sem dúvidas não faltam siglas, termos e conceitos diferenciados. Considerando isso, abaixo falaremos de um dos métodos importantes e uma das práticas mais conhecidas, sendo ela CI/CD em DevOps.
Por meio do conhecimento é possível tornar o teste e a entrega de softwares e aplicativos mais estáveis. Além disso, essa é uma forma de deixar todos da equipe integrados, evitando problemas que a mudança constante nos códigos pode ocasionar. Para entender como isso funciona na prática, continue a leitura!
Baixe o guia completo sobre
DevOps
O que é DevOps?
É impossível falarmos de CI/CD sem antes falarmos sobre DevOps. Isso porque o primeiro conceito faz parte da cultura DevOps, muito utilizada em empresas de todos os portes, sendo o principal objetivo unificar equipes e facilitar a criação de soluções tecnológicas.
Por meio da automatização de processos, comunicação aberta, colaboração entre profissionais e integração, pode-se criar um ambiente otimizado para que softwares e aplicativos sejam criados em menor tempo, sem que isso comprometa a qualidade, a segurança e a confiabilidade.
Assim, é possível que a empresa tenha mais valor e diferenciais, sendo assim preparada para receber as mudanças constantes do mercado. Mas, para que isso possa acontecer, é necessário que toda a equipe siga passos importantes para que os ajustes e a entrega possam acontecer de maneira rápida.
O que é CI/CD?
Em DevOps, CI/CD são conceitos indispensáveis e muito conhecidos. A sigla CI significa Continuous Integration (Integração Contínua), enquanto a segunda sigla CD significa Continuous Delivery (Entrega Contínua).
As empresas que utilizam o conceito precisam ter uma estrutura bem elaborada para fazer a integração de códigos e testes automatizados, pois, assim, é possível fazer entregas contínuas com qualidade, automatizando ajustes e atualizações.
Com CI pode-se fazer testes de qualidade para que possíveis erros sejam corrigidos rapidamente. Além disso, a integração contínua significa que a equipe poderá consolidar as mudanças no código de volta a uma ramificação compartilhada com mais frequência.
Por outro lado, com CD é permitido que a implantação aconteça de forma rápida, mesmo quando ajustes forem solicitados. Isso permite que os lançamentos aconteçam de maneira simplificada, com entrega contínua e versões prontas para produção em um repositório de códigos.
Em ambos os casos, é preciso ter uma estrutura robusta de automatização de processos de fases avançadas do pipeline. Na maioria das vezes é recomendado trabalhar com CI antes de prosseguir com as etapas de CD.
Qual a relação entre os conceitos?
Agora que você já sabe o que é DevOps e CI/CD, podemos dizer que ambos os conceitos têm forte relação, já que uma equipe de DevOps precisará implantar práticas que garantam a integração e entregas contínuas, assim como explicamos acima.
Com a combinação de práticas, as equipes de desenvolvimento podem seguir uma linha de raciocínio eficaz e segura, acelerando o ciclo de criação e melhorando também a qualidade do produto final. Por meio das ferramentas open source é possível otimizar o tempo e garantir a implantação eficiente dos conceitos.
Caso você tenha gostado de aprender um pouco até aqui e queira se especializar, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar. Confira alguns de nossos programas abaixo!