Qual é a relação entre Scrum e DevOps?

Entendendo que trabalhar com tecnologia deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade, diversas empresas implementam as mais diversas metodologias para trazer bons resultados. Algumas das mais famosas, como o Scrum e o DevOps, são focadas em dinamismo e flexibilidade. 

Assim, permitem que o time trabalhe de forma integrada, mitigando erros e resolvendo os problemas de forma mais rápida e certeira. Mas, se a sua empresa ainda não conhece estes conceitos, continue a leitura que explicamos as semelhanças e diferenças entre as duas culturas.

Baixe o guia completo sobre

DevOps

O que é Scrum?

O Scrum é uma metodologia usada em desenvolvimentos de softwares, que tem como finalidade a rapidez, organização e resolução de projetos voltados ao TI. Para quem é fã de esportes, pode ter reconhecido o termo scrum do rugby, jogada para ganhar a posse da bola.

Como no esporte, em que todos se juntam com um objetivo em comum, o Scrum de TI também é assim, juntando profissionais que aprendem juntos com seus erros e acertos para resolver problemas. Com cada parte de um projeto fragmentada em Sprints (ou ciclos), todas as tarefas devem ser executadas em prazos fixos. 

Conheça algumas vantagens de aplicar o Scrum na sua empresa, com seu time de TI:

O que é DevOps?

Já o DevOps é uma metodologia que trabalha três pontos essenciais para o desenvolvimento de softwares: 

Para que um projeto realmente saia do papel e funcione, o DevOps propõe que equipes de desenvolvimento e operações trabalhem juntas. Isso não significa que sua empresa precisa reestruturar todo seu time, mas que, com o treinamento adequado, todos serão capazes de trabalhar em conjunto em prol do melhor resultado. 

Homem exploando dashboards que saltam de telas de um notebook e um desktop. Imagem vetorizada.
As duas técnicas elimina os problemas de comunicação – que leva a falhas e erros –, visto que desenvolvedores e profissionais de TI trabalham em conjunto

Qual é a relação entre Scrum e DevOps?

O Scrum e o DevOps são formas de otimizar o trabalho, integrando as equipes para a finalização com sucesso de um projeto. Ambos dividem os projetos em Sprints, permitindo tomadas de decisões mais rápidas e certeiras. 

Além disso, têm foco em entregas completas e dentro de prazos, com times de diferentes áreas integradas, trabalhando juntos ao invés de competirem entre si. Tendo tanto em comum, as duas metodologias podem ser usadas em um mesmo projeto. 

Como práticas desse tipo podem otimizar demandas?

Buscando melhorias constantes, respostas rápidas e de qualidade, Scrum e DevOps podem ser integradas em um mesmo projeto de desenvolvimento de software. A vantagem disso é um trabalho mais transparente, coeso, menos propenso a erros e de alta qualidade. 

Isso porque, ao trabalharem juntos, os profissionais têm uma melhor visão de cada Sprint, do que devem fazer e o que deve ser conquistado. Se o DevOps visa a integração voltada a resultados e o Scrum, a satisfação do cliente, com um software de valor, as duas metodologias andam interligadas para garantir que tudo saia da melhor forma possível. 

Isso significa que trazer as duas técnicas elimina os problemas de comunicação – que leva a falhas e erros –, visto que desenvolvedores e profissionais de TI trabalham em conjunto. Para a empresa, isso traz benefícios como:

Muitas empresas consideram que encontrar profissionais qualificados e que saibam trabalhar em equipe é algo raro. No entanto, a tendência é que o Scrum e DevOps continuem crescendo.

Por isso, torne-se um profissional na área de Desenvolvimento, Data Science, Big Data e BD com o Infnet Training e compartilhe este conteúdo com um amigo interessado no assunto.

Baixe o guia completo sobre

DevOps