Trazer inovação para a empresa nem sempre é fácil, mas usar a tecnologia de forma correta proporciona resultados fora da curva, além de inúmeras vantagens para o negócio. Porém, lidar com as áreas do TI pode ser um grande desafio, principalmente quando não sabemos por onde começar.
Para te ajudar a pensar em como usar o TI como um diferencial competitivo, explicamos o que é o TI Bimodal, sua relação e diferença com o DevOps e mais. Continue a leitura para saber mais sobre esses conceitos.
Baixe o guia completo sobre
DevOps
O que é TI Bimodal?
O TI Bimodal é a forma de trabalhar com o parque tecnológico de uma empresa que une a forma mais estruturada e estável com a forma flexível, que preza rapidez.
Ao juntar o método de resolução tradicional com o mais flexível, se tem maior agilidade para resolução de problemas, mas sem deixar de cobrir todas as necessidades da empresa. Ou seja, há otimização de tempo e menores riscos de prejuízos, vantagens que só podem ser sentidas caso a empresa esteja disposta a mudar sua cultura.
Isso significa que, ainda que existam diferentes áreas em uma empresa, é importante entender que a área do TI pode e deve interagir com as seções financeiras e de negócios (dentre outras). É alterando a cultura da empresa que se consegue fazer uso efetivo do TI Bimodal e alcançar melhores resultados.
Quando usar TI Bimodal?
Muitas empresas trabalham com o TI Bimodal e nem sabem ou já estão bem próximas de implantar essa cultura. Isso porque todos os negócios que querem utilizar suas tecnologias ao máximo para gerar maior competitividade e menos chances de prejuízos e paradas forçadas reconhecem o valor do TI.
Não há um consenso de quando é necessário usar o TI Bimodal. Caso queira usufruir dos benefícios dessas técnicas, vale conferir como trazer a estruturação e rapidez à sua empresa.
Entre as vantagens do TI Bimodal, pode-se citar:
- Melhoria nos alinhamentos entre TI, financeiro e negócios;
- Redução de custos;
- Maiores chances de inovação nos negócios;
- Melhoria na produtividade;
- Vantagem competitiva.
Essa cultura não segue um caminho único, mas depende de cada particularidade da empresa e de seus segmentos. Não é necessário separar a equipe de TI entre “tradicionais” e “flexíveis”, até porque, com uma equipe bem treinada, todos desempenham naturalmente funções para rápidas resoluções.
Qual é a relação entre TI Bimodal e DevOps?
Ao decidir trabalhar com o TI Bimodal, muitas vezes nos deparamos também com o DevOps, palavra que combina “desenvolvimento” com “operações”. Assim como o TI Bimodal, o DevOps traz uma série de abordagens para melhorar o trabalho e comunicação entre equipes, visando melhores resultados.
Assim, as duas práticas podem andar juntas, visto que o DevOps estabelece práticas flexíveis para gerar valor, enquanto o TI Bimodal procura solucionar problemas da melhor forma possível, da maneira mais rápida. Ao investir nos dois, sua empresa apresentará menos erros e riscos, tornando o trabalho mais ágil e flexível.
Quais são as diferenças entre TI Bimodal e DevOps?
O DevOps é uma metodologia de trabalho, que tem o intuito de integrar as mais diversas áreas de desenvolvimento de sistemas, para que um projeto seja implantado com sucesso. Já o TI Bimodal lida com mais do que a área de tecnologia da informação, sendo, por isso, mais complexo.
O TI Bimodal transforma a cultura das empresas, sugerindo a formação de equipes multidisciplinares para resolução rápida dos mais diversos problemas. Não que seja necessário formalizar e remanejar equipes, mas a forma bimodal de trabalho requer que as áreas estejam integradas, visto que o trabalho de um afeta o de outro.
Entendendo que cada profissional tem suas qualificações individuais e foco em uma área, juntá-lo a outros profissionais igualmente qualificados torna a busca por respostas mais rápida e menos propensa a erros. Assim, boas práticas de TI Bimodal podem levar às práticas de DevOps.
Por fim, aprender a trabalhar com os mais diversos especialistas é a chave para usar a tecnologia como vantagem comercial. Para aprender mais sobre Marketing Digital, Infraestrutura e segurança, desenvolvimento e Data Science, conheça os cursos da Infnet Training e saia na frente.