O que é e como funciona: Ciclo DevOps

A metodologia DevOps conta com um ciclo composto por sete fases diferentes, guiadas pelo desenvolvimento contínuo, essas etapas são responsáveis por guiar o processo do início ao fim. Para compreender o ciclo DevOps, um bom desenvolvedor precisa conhecer cada fase do ciclo de vida e também os requisitos e processos envolvidos em cada uma.

Atualmente, a ideia de que as equipes de desenvolvimento e operações devem ser cada vez mais próximas vem se difundindo. Esse pensamento se deve, principalmente, à metodologia DevOps, que está ganhando força no mercado.

Reunimos aqui as principais informações para te ajudar a compreender como funciona o ciclo de DevOps. Confira as dicas que separamos a seguir e boa leitura!

Baixe o guia completo sobre

DevOps

O que é o ciclo DevOps?

O ciclo DevOps nada mais é do que o modo de operação da metodologia DevOps. Pautado nos três pilares: colaboração, comunicação e integração, essa abordagem busca materializar o que o DevOps tem como premissa.

Assim, são sete fases do Devops Cycle que representam todos os processos, recursos e ferramentas que são necessárias para o desenvolvimento de software. Ao longo de cada uma, as equipes trabalham integradas para manter o alinhamento e a continuidade do desenvolvimento dos projetos.

Para que serve um ciclo DevOps?

Um ciclo DevOps possui algumas funções importantes na metodologia que valem a pena serem mencionadas aqui. As fases, quando bem executadas, são capazes de conferir:

Conheça todas as fases do ciclo DevOps. - Imagem: Pixabay

Fases do ciclo DevOps

Para implementar o ciclo de DevOps você precisa conhecer cada uma das suas fases. Separamos as informações principais sobre cada uma!

Desenvolvimento e entrega

Na metodologia DevOps, o desenvolvimento é realizado através do processo de entrega regular com foco em constantes melhorias. O DevOps estimula que haja o lançamento frequente de softwares e a melhor forma de fazer isso é através da automatização, integração e implementação do código.

Esse processo é chamado de integração contínua/implantação contínua (CI/CD) e dá início à próxima fase do ciclo DevOps.

Integração

Essa é uma prática que demanda que os desenvolvedores integrem código em um repositório compartilhado diversas vezes em um mesmo dia. Essa fase foi elaborada com o objetivo de oferecer suporte a diversas mudanças pequenas e pontuais, ao invés de poucas mudanças maiores.

O objetivo dessa fase é entregar um código de maneira mais rápida e eficiente, por meio de pequenas modificações realizadas de maneira contínua, unidas à automação, as equipes conseguem identificar bugs e diminuir o tempo gasto na validação e lançamento de novas atualizações.

Teste

Aliado à integração contínua, os testes automatizados são configurados previamente ao lançamento para produção. Assim, os times têm a chance de incluir a revisão manual como última etapa antes da produção e depois da conclusão do teste automatizado.

Todas as etapas do ciclo DevOps são cruciais para garantir uma entrega contínua e confiável de software, permitindo maior agilidade, qualidade e satisfação do cliente. - Imagem: Freepik

Monitoramento

A fase de monitoramento contínuo permite que o ciclo de DevOps seja mantido com o propósito de oferecer a melhor experiência possível aos usuários. Todas as atualizações e uso de software são monitorados detalhadamente, garantindo a melhor execução.

Durante o monitoramento, os desenvolvedores trabalham para buscar, identificar e solucionar os erros existentes no sistema o mais rápido possível.

Feedback

Essa fase necessita da implantação de um ciclo de feedback justamente para reunir percepções do time interno e também dos usuários acerca da funcionalidade do software. Em seguida, o feedback é partilhado com a equipe responsável para orientar as melhorias a serem realizadas.

Além de avaliar o funcionamento do software, essa fase permite também a avaliação da percepção do usuário e do cliente sobre o produto.

Implantação

Essa fase funciona em união com a integração, completando o ciclo de automação e diminuindo ou até eliminando a intervenção humana no processo de implantação. Além disso, quando aplicada de maneira contínua, essa fase agiliza os processos de feedback com os usuários.

Operação

As operações têm por objetivo evitar possíveis interrupções de serviço e diminuir o tempo de inatividade, situações que podem causar dor de cabeça para os usuários. Essa fase foca em otimizar os aplicativos e é responsável por completar o ciclo de DevOps ao nutrir a fase de planejamento com feedbacks e relatórios.

Procurando entender mais sobre ciclo DevOps? Conheça os programas do Instituto Infnet!

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre como é o ciclo DevOps!

Esse, assim como muitos outros da área de TI, é um assunto muito denso e rico em detalhes, que merece ser explorado com calma e com a ajuda dos melhores profissionais da área. Se você se interessa pelo tema, não deixe de conhecer os cursos oferecidos pelo Instituto Infnet!

Desde 1994 no mercado, contamos com uma grade repleta de graduações, pós-graduações, bootcamps e outras modalidades de programas para as mais diversas vertentes do universo tecnológico. Nos links abaixo, você pode conferir um pouco mais sobre o que oferecemos aqui:

Baixe o guia completo sobre

DevOps